Guarulhos e a cidade chinesa de Yiyang trocam experiências de enfrentamento ao coronavírus

Quarta, 08 de Abril de 2020 - 16:26

O secretário de Governo de Guarulhos, Edmilson Americano, representando o prefeito Guti, participou de uma videoconferência de mais de duas horas na noite desta terça-feira (7) com profissionais da saúde da cidade chinesa de Yiyang, da província de Hunan, para a troca de experiências no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com Americano, os chineses avaliaram positivamente a decisão do prefeito em adotar medidas para o isolamento social em Guarulhos, destacando que a interação entre as pessoas é o principal fator de propagação da doença.

“Foi uma inestimável oportunidade para avaliar as ações tomadas e abrir um diálogo inicial para possível auxílio com suprimentos necessários no combate à disseminação do vírus. Aliás, a cidade de Yiyang efetivou um isolamento muito mais radical que o nosso, que se estendeu por dois meses e está acabando somente agora”, afirmou o secretário.

Uma das pautas discutidas foi o Centro de Combate ao Coronavírus (3CGRU), no Parque Cecap, que realiza a triagem dos pacientes e também funciona como hospital de campanha no tratamento de infectados. “Muito orgulhoso de saber que estamos no caminho correto, adotando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde”, salientou Americano.

Quando questionados sobre como estavam lidando com o impacto na economia, os chineses foram taxativos ao dizer o que importa são as vidas, que não podem ser recuperadas, diferente da economia, que com trabalho e paciência é possível recuperar. Os chineses explicaram que em seu país o compromisso dos comerciantes foi tão grande que muitos suspenderam suas atividades de forma voluntária a fim de contribuir com a saúde de todos.

Segundo as informações recebidas, em Yiyang há um rigoroso controle nos condomínios residenciais, nos quais é permitida a visita de, no máximo, uma pessoa por dia e fica restringido o acesso de veículos de visitantes aos estacionamentos. Além disso, os próprios condomínios adotaram medidas de teste e triagem em seus moradores, medindo a temperatura antes de entrarem nas residências. “Nós aqui em Guarulhos e em todo o Brasil contamos com a compreensão e apoio de toda a população para que consigamos, em breve, superar a atual crise”, concluiu Americano.

Guarulhos e Yiyang são cidades-irmãs desde dezembro de 2019, quando Guti e o secretário-geral do Comitê Permanente do Congresso Municipal do Povo de Yiyang, Xu Yunbo, assinaram memorando de cooperação mútua em várias áreas de atuação pública, dentre elas a saúde, que atualmente é o centro das atenções de todos os governantes e autoridades mundiais.

Fotos: Divulgação/PMG