Guarulhos entrega o primeiro Centro Dia do Idoso

Terça, 18 de Fevereiro de 2020 - 16:17

Um público de mais de 300 pessoas participou nesta terça-feira (18) da cerimônia de entrega do Centro Dia do Idoso Eugênio Françoso Netto – o primeiro em um equipamento próprio da Prefeitura de Guarulhos – e de um parque de nove mil metros quadrados adjacente no bairro Cidade Jardim Cumbica.

Trata-se de um espaço de convivência voltado para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que necessitem de cuidados durante o dia e à noite voltam para suas casas, mantendo vínculos sociais e familiares (graus 1 e 2). A prioridade do atendimento é para aqueles sem retaguarda, ou seja, cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia por precisarem trabalhar, e também em situação de violação de direitos.

O prédio tem três pavimentos e subsolo, sendo construído de maneira sustentável com aquecimento solar, janelas dimensionadas para o aproveitamento da luz natural, captação de água das chuvas, rampas, piso tátil e corrimão em duas alturas. O equipamento da Prefeitura conta com 1.500 metros quadrados, salas de administração, salão para danças e ginástica e vestiários.

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o local oferece alimentação, acolhida e escuta qualificada, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, atividades socioeducativas (oficinas e artesanato, lazer, música e pintura), terapia ocupacional, ginástica, dança, teatro, jogos de mesa, bailes, saraus, entre outras.

O complexo (Centro Dia do Idoso e o parque) foi executado com recursos federais do Ministério do Desenvolvimento Regional no valor de R$ 4 milhões. Todo o projeto e o acompanhamento da obra foram realizados pela Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos.

Para execução e equipagem do serviço de convivência foram utilizados R$ 534 mil do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo R$ 150 mil para custeio de implantação (mobiliário e equipamentos) e R$ 384 mil para credenciamento do serviço, que será por execução indireta pelo Núcleo Batuíra Serviço de Promoção à Família.

Tem capacidade para atendimento de 40 idosos e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, servindo cinco refeições por dia.

Por sua vez, o parque de nove mil metros quadrados implantado ao lado do Centro Dia do Idoso possui pista de caminhada, mobiliário, quadra poliesportiva, playground, academia popular, paisagismo e arborização. Ele será administrado pela Secretaria de Meio Ambiente.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, ressaltou que o equipamento possibilita o envelhecimento saudável. “Este é o primeiro Centro Dia do Idoso em equipamento próprio. Esta é uma região importante e precisávamos dele, assim como da pista de caminhada, da quadra e do parque. A administração municipal está trabalhando cada vez mais para entregar políticas públicas para a população que de fato precisa”, afirmou Viterale, que explicou que o equipamento homenageia um usuário do Centro de Convivência do Idoso (CCI) muito atuante e querido, falecido em 2019.

Já o secretário de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, lembrou que o terreno era uma área usada para descarte irregular de lixo. ”Emociona muito a gente estar aqui hoje porque estamos entregando um equipamento valioso para a sociedade. Antes este local era uma área de descarte de lixo. E hoje temos uma área belíssima, um parque e um Centro Dia do Idoso, e não existe no município outro deste porte,” disse Mazloum.

Na oportunidade, a viúva do homenageado, Fátima Françoso, recebeu uma placa, assim como Lucas Pajé, diretor de Relações Institucionais da Ambev, que doou recursos ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso e foi homenageado com flores.

O Centro Dia do Idoso fica na rua Nova Guataporanga, 385, Cidade Jardim Cumbica

Imagens: Marcio Lino/PMG