Guarulhos está no Plano Regional de Resíduos Sólidos do Governo do Estado

Sexta, 12 de Abril de 2019 - 20:05

Por fazer parte do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – Condemat, Guarulhos é uma das cidades envolvidas no Plano Regional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, em parceria com o Governo do Estado, cuja intenção é tornar o Alto Tietê piloto das iniciativas que visam discutir a problemática do lixo. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (12), com participação do Conselho de Prefeitos e representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA).

O Plano trará um diagnóstico da situação nos municípios do Alto Tietê e apontará as melhores soluções tecnológicas para a destinação dos resíduos. De todas as cidades envolvidas, Guarulhos e Guararema são as únicas que possuem aterros próprios. A região analisada produz diariamente cerca de três milhões de toneladas de resíduos.

"Somente em Guarulhos, geramos aproximadamente mil toneladas de resíduos por dia. Então, entendemos que esse é um tema crucial para o desenvolvimento dos municípios e precisamos continuar investindo em atitudes capazes de impulsionar a qualidade de vida da população", disse o prefeito Guti.

Para o presidente do Condemat, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a proximidade com a capital, a extensão ambiental e a produção de água são fatores que tornam o Alto Tietê uma importante escolha para o novo modelo de destinação de resíduos sólidos que o Estado vai implantar. “Este é o consórcio com o maior número de cidades da Região Metropolitana de São Paulo, com três milhões de habitantes, e tem como característica a união entre os prefeitos”, afirmou.

O coordenador da Câmara Técnica de Gestão Ambiental do Condemat, Daniel Teixeira de Lima, relacionou o assunto central com a recorrência de enchentes. “Não adianta resolver a questão dos resíduos em apenas um município porque isso acarreta problemas para os outros. Passamos por dificuldades recentes com enchentes e uma das causas disso é a destinação incorreta dos resíduos”, pontuou Lima, que também é secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de Mogi das Cruzes.

“Há grande expectativa de que aqui, pelo Condemat, possamos ter iniciativas pilotos para o Estado dar um salto na questão dos resíduos sólidos”, concluiu José Valverde, da SIMA.

Fotos: Irineu Jr / Secop Suzano