Guarulhos inaugura casa abrigo para mulheres em situação de violência doméstica nesta sexta-feira

Terça, 17 de Dezembro de 2019 - 11:52

A Prefeitura de Guarulhos irá inaugurar na próxima sexta-feira (20) a primeira casa abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica e situação de ameaça e risco. O evento acontecerá no Auditório do Paço Municipal, às 9h, já que o endereço do local não poderá ser divulgado para a proteção integral das mulheres que farão uso do serviço.

O espaço, que receberá o nome de Casa Abrigo Reflorescer, terá capacidade para receber 40 pessoas (mulheres e seus filhos de até 18 anos). A instalação é fruto do trabalho da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, que vem empenhando todos os esforços para que Guarulhos se torne referência no atendimento a essas famílias que buscam ajuda para deixar a situação de violência doméstica.

A necessidade do investimento neste equipamento público foi constatada em 2017, após um levantamento realizado pela Pasta em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, através do qual foram obtidos dados para a criação do Mapa da Violência contra a Mulher em Guarulhos. O documento apresenta dados de ocorrências realizadas em 2016, 2017, 2018 e o primeiro semestre de 2019, assim como informações sobre os bairros com os maiores índices de violência.

O local será administrado pela Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (Asbrad), vencedora do chamamento público realizado durante o ano de 2019.