Guarulhos leva assistência e solidariedade a cerca de 250 moradores de rua

Segunda, 19 de Agosto de 2019 - 18:10

Uma grande ação social promovida por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Pastoral do Povo de Rua levou assistência e solidariedade para cerca de 250 pessoas que vivem em situação de rua neste domingo (18). A iniciativa contou com a participação de voluntários e mais de 20 profissionais de saúde que, das 8h às 15h, prestaram atendimento em tendas instaladas no entorno da Igreja do Rosário, no centro de Guarulhos.

Pela Pastoral do Povo de Rua foram servidas 450 refeições, efetuados 66 cortes de cabelos e atendidas 40 pessoas pelo serviço de manicure. Além disso, houve doação de roupas à vontade, bem como distribuição de 150 kits de banho masculino e 50 femininos, contendo sabonete líquido, xampu e condicionador, sendo que 85 moradores de rua tomaram ducha no local, onde foi montada toda a infraestrutura para atendê-los. A pastoral também promoveu um momento de oração às 10h e celebrou missa às 14h.

O atendimento contou com enfermeiros, farmacêuticos, cirurgiões dentistas e assistentes sociais. Eles vacinaram 117 pessoas contra o sarampo, realizaram 50 testes rápidos para o diagnóstico do HIV, 51 para sífilis e 51 para hepatites B e C, além de coletar exames para tuberculose. Já os profissionais de odontologia efetuaram 63 avaliações bucais para a detecção de lesões sugestivas ao câncer de boca, promoveram ações para a prevenção de cáries e doença periodontal, bem como distribuíram 200 kits de escovação, com creme dental e escova.

Do total de pessoas atendidas, uma apresentou resultado positivo para hepatite B, duas para hepatite C e 11 para sífilis. Todas elas serão acompanhadas pela equipe do Consultório na Rua do SUS, sendo que as diagnosticadas com sífilis foram conduzidas no mesmo dia ao serviço de pronto-atendimento Paraventi para o início do tratamento com a administração da primeira dose do antibiótico. O padre Paulão, coordenador da Pastoral do Povo de Rua agradeceu a participação de todos os envolvidos na ação.

“A nossa ação atingiu 450 pessoas, com amor, muito carinho, dedicação e respeito de todos, entre assistidos, voluntários e profissionais de Saúde. Somos uma família e com a chegada da área da Saúde ficamos melhores como seres humanos”, destacou.

Fotos: Divulgação/PMG