Guarulhos passa a integrar a Rede Latino-Americana de Cidades Arco-íris

Terça, 25 de Junho de 2019 - 17:42

Guarulhos passou a integrar, desde o último final de semana, o quadro de cidades que compõe a Rede Latino-Americana de Cidades Arco-íris (RLCA). A partir de agora, o município passa a ser oficialmente reconhecido pelas suas ações na defesa de direitos da população LGBTI+.

O anúncio foi feito durante a 3ª Assembleia da RLCA, realizada em São Paulo, entre 20 e 22 de junho, pela Rainbow Cities Network, rede internacional de governos formada com o objetivo de combater a discriminação e a homofobia e promover os direitos da população LGBTI+.

Para a subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques, trata-se de uma conquista muito significativa. “Todos os governos que são reconhecidos pela Rainbow Cities Network desenvolvem grandes ações de combate ao preconceito. Guarulhos ter sido uma das escolhidas para integrar o quadro é extremamente importante porque mostra que estamos no caminho certo, que nosso trabalho realmente está rendendo frutos e representando mudanças na vida das pessoas assistidas por nós. A troca de experiências foi maravilhosa, voltamos do evento com muitas ideias que queremos implantar em Guarulhos”, afirmou.

Apresentação

A subsecretária representou a Prefeitura no evento e apresentou as ações do município para os participantes da assembleia, o que possibilitou que Guarulhos fosse escolhida como cidade-membro da organização.

Entre as ações, foram destacados programas como Amigo da Diversidade, responsável por buscar oportunidades para reinserir a pessoa LGBTI+ no mercado de trabalho e nos estudos; o casamento coletivo LGBTI+; o Fórum da Diversidade; o programa Fala Diversidade, que disponibiliza fonoaudióloga para o aprimoramento e adequação da voz do assistido de acordo com sua identidade de gênero e orientação sexual; a implantação do AME Pro Trans, ambulatório especializado no atendimento de transexuais, travestis e intersexos; além de diversas palestras e eventos de conscientização contra a discriminação.

Até então, São Paulo era a única cidade brasileira a participar da RLCA. Além de Guarulhos, Porto Alegre (RS) e Recife (PE) também passaram a compor a lista de cidades participantes.

Imagens: Divulgação / PMG