Guarulhos pede apoio ao Governo estadual para resolver enchentes na cidade

Sexta, 05 de Julho de 2019 - 16:29

O prefeito Guti e o secretário de Obras, Marco Antonio Guimarães, estiveram nesta semana reunidos com o secretário estadual de Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Marcos Penido. O assunto discutido foi à implantação de pôlder na Vila Itaim, no limite da cidade de São Paulo e Guarulhos, o que está ocasionando o agravamento de enchentes do lado de Guarulhos, em especial em vias do Jardim Guaracy e Jardim Izildinha. Durante o encontro, pediram o mesmo tratamento dado à capital para resolver as inundações em Guarulhos.

O secretário Penido pediu que uma equipe do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica façam uma vistoria no local para que seja feito um estudo prévio da viabilidade de se construir um pôlder paralelo do lado de Guarulhos.

Pôlder

O pôlder dispõe de um sistema composto por um dique (muro de contenção), reservatório, dutos e bombas. Quando ocorrem chuvas de grande intensidade, especialmente no verão, os diques evitam que o rio transborde inundando as áreas ocupadas. O sistema de galerias de águas pluviais local direciona as águas da chuva para um pequeno reservatório (menor que um piscinão). Nele, a água é armazenada e lançada de volta ao rio.