Guarulhos propõe ação conjunta contra a dengue em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Grande São Paulo

Sexta, 28 de Junho de 2019 - 17:59

A 16ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo(CDRMSP) teve sua rotina quebrada com a proposta do prefeito de Guarulhos, Guti, de unir todos os municípios para uma ação massiva contra a dengue, que não constava da pauta desta sexta-feira (28) na Praça das Artes,na região central da Capital.

O CDRMSP foi criado em 2011 para fomentar políticas públicas para o desenvolvimento da região metropolitana. O conselho é formado por 39 municípios e 14 secretarias de Estado, além de contar com integrantes do Poder Legislativo e de representantes da sociedade civil. Desde abril, o prefeito da Capital, Bruno Covas, é presidente conselho.

Durante o encontro, Guti demonstrou grande preocupação com o atual cenário da doença em toda a Grande São Paulo, que poderá piorar no próximo ano. “Desenvolvemos um trabalho incansável para impedir o avanço da dengue em nossa cidade durante o ano inteiro, mas mesmo assim convivemos com o problema neste ano. Segundo técnicos da área da saúde, a perspectiva é de que o avanço da doença seja ainda maior no próximo ano, o que não iremos permitir agindo em conjunto em todas as frentes. Em todos os municípios!”, frisou Guti.

Covas enalteceu a preocupação do prefeito guarulhense e irá organizar uma reunião com o secretário de Estado da Saúde para preparar uma grande operação, a fim de enfrentar a dengue em todos os municípios da Grande São Paulo. “Essa participação do prefeito Guti foi muito importante e vamos levar em frente a sua proposta”, ressaltou Covas.

Além desse assunto inserido na pauta da reunião, foram discutidos o projeto de lei complementar que cria a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, a criação da Câmara Temática Especial de Acessibilidade, o aluguel social e o auxílio-moradia, os trabalhos da Câmara Temática de Gestão de Riscos Ambientais e urbanos e programas de geração de emprego, renda e qualificação para o trabalho.