Guarulhos representa o Brasil no fórum de inovação e empreendedorismo em Harvard

Quarta, 22 de Maio de 2019 - 18:15

Promovido pela Universidade de Harvard, em Boston, capital de Massachusetts , nos Estados Unidos, o The Innovators Forum acontece nesta semana e reúne representantes de 31 metrópoles do mundo. Guarulhos, na Grande São Paulo, representada pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, é a única cidade brasileira presente na atividade. Sua participação é decorrente da parceria firmada entre o município e o Programa de Cidades Inteligentes da Mastercard, City Possible.

Conforme explicam os organizadores, a iniciativa em Harvard reúne executivos seniores dos setores público e privado, com a finalidade de discutir ideias e desafios emergentes em inovação e empreendedorismo. “O Fórum reúne os principais pensadores e tem por objetivo ajudar esses líderes a acelerarem suas estratégias e programas de inovação em suas empresas e cidades”, explica o fundador do Fórum, Dr. David S. Ricketts, do Centro de Tecnologia e Empreendedorismo de Harvard.

A participação de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo e uma das 12 maiores economias do País, acontece após o município, que tem mais de 1,3 milhão de habitantes e o maior aeroporto da América do Sul, se tornar a primeiro no Brasil a integrar o City Possible, cujo objetivo é criar uma rede colaborativa de cidades globais para o desenvolvimento de um futuro mais sustentável, inclusivo e eficiente.

Desde janeiro deste ano, City Possible e Prefeitura de Guarulhos atuam em pesquisas para desenvolver e implementar novas soluções para os desafios urbanos mais urgentes da cidade. Uma das ações práticas dessa política pública desenvolvida na cidade é a aprovação, nesta terça-feira (21), da Lei de Inovação de Guarulhos - legislação que traz uma série de incentivos à tecnologia e busca atrair empresas de base tecnológica ao município.

Representação

Convidado a falar sobre ações protagonizadas em Guarulhos, no contexto do evento, o secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros, que também preside o Fórum Inova Cidades, da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Instituto Arapyaú , fez sua intervenção no ‘Painel  Inspirando Inovação Cívica: Estratégias do Mundo Real que Funcionam’, apresentando o Programa Experimenta como iniciativa para fomentar a cultura da inovação tecnológica no município.

“A nossa participação aqui em Harvard, trocando experiências com metrópoles dos cinco continentes, de países como Austrália, Índia, Grécia, Estados Unidos e outros, mostra que Guarulhos e o Brasil estão cada vez mais inseridos no mapa das cidades e países em que os gestores desenvolvem ações práticas para fomentar a inovação como forma de superar os desafios da gestão pública, e assim poder oferecer mais qualidade de vida à população”, reflete Rodrigo Barros.

Além do painel com a participação brasileira, os debates tratam de tecnologias emergentes, blockchain para gestar as melhorias em infraestrutura nas cidades, financiamento de projetos por meio de Parcerias Público Privadas - PPPs, segurança e privacidade em cidades inteligentes, integração entre os diversos atores de uma comunidade, entes públicos e privados.