Guarulhos sedia Festival Paralímpico neste sábado

Quinta, 19 de Setembro de 2019 - 15:26

Neste sábado, 21, a cidade de Guarulhos será uma das sedes do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico celebrado em 22 de setembro. O megaevento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) acontece no ginásio Fioravante Iervolino, a partir das 8h30.

O festival acontece simultaneamente em mais 69 municípios de em todos os estados do país e no Distrito Federal, e irá fomentar a experimentação do esporte adaptado entre cerca de 15 mil pessoas, sendo 11 mil crianças, com idade entre 10 e 17 anos. A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de três horas.  A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades. 

“É de grande importância social promover a inclusão através do esporte e Guarulhos precisa estar inserida neste contexto. Realizar uma etapa do Festival Paralímpico é parte do acordo de cooperação feito com o CPB no mês de março, que já proporcionou a capacitação de 300 professores de educação física do município”, disse Rogério Hamam, secretário de Esporte e Lazer.

A organização do festival é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Profissionais de educação física e voluntários conduzirão a programação. Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Fotos de Eduardo Calabria/PMG