Guarulhos terá cerca eletrônica em até dois meses nas principais vias

Terça, 13 de Agosto de 2019 - 15:31

Guarulhos apresentou nesta terça-feira (13) o projeto cerca eletrônica de segurança para leitura de placas de veículos, que irá abranger os maiores corredores viários do município e também as principais entradas e saídas da cidade. A previsão é de que em até 50 dias a cerca eletrônica esteja instalada, intensificando o combate virtual ao crime na cidade.

A Prefeitura, através de um trabalho conjunto entre as secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana e Assuntos de Segurança Pública, demonstrou em reunião no Paço Municipal para autoridades das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Estadual um plano que pretende dar maior segurança a todos os cidadãos que moram em Guarulhos.O objetivo é reduzir as ações criminais e também as infrações de trânsito (administrativas).

O projeto de implantação é coordenado pelo consórcio Movi-GRU (Mobilidade Viária Guarulhos). Durante a exposição foi dito que a fiscalização hoje exercida pela Central de Inteligência Integrada Guarulhos (CIIG) conta com câmeras fixas, híbridas, lombadas e equipamentos portáteis, além de painéis de mensagens e câmeras de segurança integradas.

A chamada cerca eletrônica, também conhecida como anel de segurança, terá monitoramento 24 horas. O sistema permite a visualização de placas de veículos suspeitos. As autoridades policiais serão avisadas em segundos. Trata-se de uma tecnologia de ponta no combate ao crime.

A intenção é que haja 70 câmeras fixas Lap’s (leituras automotivas de placas) em 30 pontos das principais vias do município. Além disso, 40 câmeras Speed Dome, que permitem a visualização de imagens em tempo real, serão decisivas no combate a ações criminosas e também a infrações de trânsito.

No encerramento da apresentação, o secretário-adjunto da STMU, Márcio José Pontes,representando o titular da Pasta, Paulo Carvalho, agradeceu a presença e a colaboração de todos os envolvidos e disse que a cerca eletrônica é um passo importante para dar segurança aos guarulhenses. “Como segunda maior cidade paulista, Guarulhos merece isso e muito mais. Estamos atendendo a um pedido do prefeito Guti, que pede trabalho conjunto entre as secretarias, o que não existiria sem um município forte e unido.”

Fotos: FábioTeixeira/PMG