Idosos recebem homenagem da Prefeitura de Guarulhos

Sexta, 13 de Dezembro de 2019 - 15:56

Mais de 150 idosos foram homenageados pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) de Guarulhos em evento realizado na manhã desta sexta-feira (13) no auditório do Conservatório Musical. Eles receberam o certificado pela participação nas atividades da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, além da contribuição na 2ª Mostra Cultural 60+, com atividades como dança cigana,  dança circular, apresentações musicais, poesia e teatro.

O secretário Lameh Smeili (SDH) comemorou com o público presente as homenagens. “Vocês que estão aqui são mais jovens do que muito jovens. Muitos deles não fazem o que vocês fazem, não participam, não dançam, não se empenham. Vocês estão de parabéns”, disse. O secretário também aproveitou a oportunidade para apresentar as conquistas da Subsecretaria de Políticas para o Idoso, como a implantação do Banco de Referência de Atenção à Pessoa Idosa (Brapi), estudos do processo de envelhecimento na cidade de Guarulhos, implantação das Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), construção de um moderno Centro do Idoso em Cumbica, entre outras.

Entre os homenageados estavam o grupo de teatro Innovation (Eniac), grupo Cantoras do Radio, grupo de dança cigana Marisol, dança circular, grupo  Energic, grupo de voluntariado do Acolher Instituto, grupo Casa das Marias e grupo da Academia na Praça 60+.

De acordo com Zina Costa, presidente do Instituto Acolher, que trabalha pelos direitos da pessoa idosa, é louvável que a Prefeitura de Guarulhos tenha tido a atitude de disponibilizar um órgão que cuide apenas da pessoa idosa. "As políticas públicas devem ser feitas a partir dos desejos da população, do que ela precisa, e é muito bom que a Subsecretaria do Idoso esteja fazendo isso. Uma das reivindicações, por exemplo, era cuidar da saúde dos idosos. A resposta para esta solicitação foi a criação do Academia 60+, oferecendo atividade física em diversos locais. Vemos que a Pasta está no caminho certo", afirmou.

Fotos: Divulgação/PMG