Mais de 10 mil pessoas já baixaram o aplicativo Saúde Guarulhos

Quarta, 30 de Outubro de 2019 - 12:32

O aplicativo Saúde Guarulhos, que permite o agendamento de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) pelo celular, já está fazendo a diferença para a população da cidade. Em menos de 48 horas após seu lançamento, cerca de nove mil pessoas já haviam baixado o app e mais de seis mil consultas foram agendadas, números que subiram para mais de 10 mil downloads e mais de oito mil consultas marcadas até esta quarta-feira (30), quando o sistema completa uma semana de operação.

Inicialmente disponibilizado nas lojas da Google (Play Store), o aplicativo posteriormente também ficará acessível na Apple (App Store). Com ele já é possível realizar agendamentos e, em breve, permitirá também acessar outras funcionalidades que estão em desenvolvimento. A partir da primeira utilização, o sistema começará a armazenar o histórico de cada paciente e a pessoa será notificada com lembretes sobre os agendamentos efetuados, o que contribuirá para a diminuição dos índices de absenteísmo.

Vale destacar que o aplicativo realiza a conferência dos dados do cartão SUS do usuário para garantir a segurança das informações contidas nele. Por isso, caso o cadastro do paciente na unidade esteja desatualizado, a pessoa pode ter dificuldade para baixar o aplicativo e efetuar seus agendamentos. Em situações como essa será necessário comparecer à UBS para regularizar a situação.

Guarulhos é a primeira cidade do País a oferecer ao cidadão a possibilidade de se cadastrar pelo próprio aplicativo. Além de agendar consultas médicas pelo celular, o usuário do SUS no município também poderá avaliar o atendimento realizado, atribuindo nota que vai variar de um a cinco pontos para o serviço prestado, garantindo assim ampla participação da população na melhoria da assistência.

Essa tecnologia integra o programa de modernização da saúde de Guarulhos, que vai abranger 114 unidades da rede. Além de benefícios aos usuários do SUS, a ferramenta também traz vantagens para o gestor, que terá informações para monitoramento em tempo real dos hospitais, Unidades Básicas de Saúde, serviços de pronto-atendimento e especializados, desde a escala dos profissionais até a agenda de cada um deles, possibilitando, inclusive, saber os exames que o usuário realizou e quantas vezes ele passou em determinado serviço.

Fotos: Divulgação/PMG