Março Roxo na saúde incentiva o estilo de vida saudável

Quinta, 27 de Fevereiro de 2020 - 16:31

A alimentação balanceada, aliada à adoção de hábitos saudáveis de vida, é a chave para a prevenção de doenças. Por isso, a Secretaria de Saúde de Guarulhos, por meio do programa Movimenta Saúde, promove o Março Roxo, mês em que todas as atividades de promoção nos serviços da rede municipal vão chamar a atenção da população para a importância do tema, com intensificação das ações no Dia D, que será na sexta-feira, 20 de março.

O objetivo é informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da alimentação saudável e adequada como forma de prevenção a doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão e obesidade. Por isso, os serviços da rede organizaram uma programação para reforçar que alimentar-se é um ato natural e vital ao ser humano e que a alimentação saudável é capaz de influenciar positivamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. 

“Além de fornecer saúde, boa energia e bem-estar geral, ela também nos ajuda a combater doenças, manter o peso corporal ideal e ter um bom desenvolvimento físico”, lembra a nutricionista do Departamento de Assistência Integral à Saúde, Lígia Ortolani.

Dentre as diversas estratégias que serão adotadas pelas unidades para incentivar a adoção de hábitos saudáveis de vida, destacam-se a formação de grupos para debater a alimentação em todos os ciclos de vida (crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos), orientações sobre as doenças crônicas para grupos populacionais específicos, como diabéticos e hipertensos, desenvolvimento de hortas comunitárias, promoção de rodas de conversas com a comunidade para troca de saberes, entre outras.

“Para promover saúde e prevenir doenças é fundamental a prática de um estilo de vida saudável”, lembra a coordenadora do programa Movimenta Saúde, Keila Costa. A  programação do Março Roxo ainda contará com capacitação para nutricionistas e médicos. “Alergia Alimentar” é o tema da formação que acontecerá no próximo dia 23, das 8h às 12h, no Adamastor Centro.

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG