Membros do Conselho de Promoção da Igualdade Racial tomam posse em cerimônia no Paço Municipal

Quarta, 19 de Fevereiro de 2020 - 16:42

O auditório do Paço Municipal recebeu na noite da última terça-feira (18) a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). O conselho conta com representantes do Poder Executivo, movimentos populares, sindicatos, religiosos e entidades acadêmicas de pesquisa.

O prefeito Guti participou da cerimônia e afirmou que é necessário pensar em políticas públicas que alcancem as pessoas que mais precisam. "Essa ponte que vocês vão realizar a partir desse momento, da população com o poder público, é de extrema importância. Entender quais discussões devemos fazer, por qual caminho seguir. São vocês que vão apresentar essas opções para nós para juntos seguirmos o melhor caminho para todos. É uma grande responsabilidade e eu tenho certeza que todos aqui têm a competência necessária para fazer parte disso", disse.

Anderson Guimarães, subsecretário da Igualdade Racial, órgão que faz parte da Secretaria dos Direitos Humanos, e um dos empossados como conselheiro do Compir, explicou que a desigualdade no Brasil ainda é um tabu e que é necessário manter acesa a chama dessa discussão para que seja possível realizar políticas públicas de qualidade para a população. "De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010 apenas 47% da população negra possuía ensino fundamental completo, competindo com 62% da população branca. Quando procuramos nos informar, os dados são assustadores. Não podemos nunca deixar de discutir políticas que melhorem a qualidade de vida de um povo que sofreu e continua sofrendo muito", disse.

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir)

O conselho foi constituído por meio da lei municipal 6.603/2009. Vinculado à Subsecretaria da Igualdade Racial, é um órgão colegiado composto por pessoas de diferentes segmentos da sociedade civil e do governo municipal, de caráter permanente, consultivo e deliberativo.

É de responsabilidade do Compir propor em âmbito municipal políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas e outros segmentos étnicos da população, com o objetivo de combater o racismo e a discriminação racial, desconstruir preconceitos, reduzir as desigualdades raciais, inclusive nos aspectos educacional, econômico, financeiro, social, político e cultural, além de exercer o controle social sobre as políticas de promoção da igualdade racial desenvolvidas pelo município.

Membros

Foram empossados, das diversas entidades, titulares e suplentes. Representando o poder público estão a Subsecretaria da Igualdade Racial, as secretarias de Cultura, Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Educação, Saúde, Trabalho e Segurança Pública. Da sociedade civil, Sindicato dos Bancários de Guarulhos e Região, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ilê Alákétu Asé Ifa Omo Oyá, União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Rosa Baiana, EFLCH/Unifesp – Campus Guarulhos, Subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Liga Guarulhense de Capoeira.

Marina Pereira de Almeida Melo, professora e suplente representante da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das empossadas na cerimônia, lembrou da importância que a representatividade e a participação de membros da sociedade civil têm para o conselho. "É muito importante fazer valer a democracia em que vivemos, fazer essa interlocução entre a sociedade e as pessoas que eu represento para geração de políticas públicas", afirmou. Além disso, Marina disse ainda que a superação da desigualdade é um desafio que diz respeito a todos nós. "Tem a ver com as relações que nós temos no nosso dia a dia com as pessoas de uma maneira geral, das mais simples até as que estão nos cargos mais elevados. É um assunto que deve ser discutido em todas as instâncias", completou.

Imagens: Nicollas Ornelas/PMG