Ministério da Saúde prorroga Campanha de Vacinação contra a Gripe

Terça, 02 de Junho de 2020 - 16:00

O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) até o próximo dia 30 de junho. A iniciativa é válida para todos os municípios do País que ainda não atingiram a meta de vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários. Assim como grande parte das cidades brasileiras, Guarulhos está inserido nesta condição, uma vez que até o momento o município conseguiu atingir a cobertura vacinal estabelecida apenas entre idosos com 60 anos ou mais, profissionais de Saúde, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade.

De acordo com os dados parciais do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), em todo o Brasil foram vacinadas até 25 de maio passado 48.059.096 pessoas de um total de 77.728.419 habitantes que integram o público-alvo, o que representa uma cobertura vacinal de 61,83%. Os números do país mostram que a meta de cobertura vacinal (90%) foi alcançada somente para as pessoas com 60 anos ou mais de idade e trabalhadores da saúde, não sendo atingida para os demais grupos convocados na segunda e terceira fase da Campanha.

No ofício expedido para comunicar o adiamento do término da Campanha, o Ministério da Saúde destaca que a vacinação contra influenza contribuirá sobremaneira para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe nos grupos-alvo definidos, em especial frente à situação que o país enfrenta com a pandemia do novo Coronavírus. Sendo assim, a prorrogação do prazo para a vacinação é mais uma oportunidade para que as pessoas contempladas se protejam contra a doença.

Vacinação em Guarulhos:

Apesar de todos os esforços da Prefeitura de Guarulhos para a imunização do público-alvo, com a abertura de postos volantes em algumas Unidades Básicas de Saúde (locais próximos às UBS) e implantação de sistema drive thru em outras, para evitar aglomerações e ampliar o acesso às doses, a cobertura vacinal do município em alguns grupos está muito baixa, como é o caso dos bebês menores de dois anos (36,31%), crianças de dois a cinco anos (37,32%) e de cinco anos completos (29,57%), bem como entre gestantes (31,28%) e puérperas até 45 dias após o parto (37,37%).

Outro público que também está abaixo da meta na cidade são os funcionários do sistema prisional com 78,72%, os professores (39,38%) e os adultos com 55 anos ou mais (20,92%). Já os profissionais das forças armadas, segurança e salvamento, pessoas com deficiência, portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores não são contabilizados em prévia, uma vez que não há informações quanto ao número de pessoas que integram essas categorias.

Por meio de uma parceria com a concessionária Ecopistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da Secretaria de Saúde iniciaram nesta terça (02) a vacinação para caminhoneiros no Posto B&G, localizado no Km 29 da Rodovia Airton Senna (sentido interior). A ação se estende até quinta-feira (04), das 9 às 14 horas.

Imagem: Márcio Lino/PMG