Ministro Marcos Pontes vem a Guarulhos para integrar a cidade em estudo clínico contra a Covid-19

Quarta, 01 de Julho de 2020 - 18:09

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi recebido nesta quarta-feira (1º) pelo prefeito Guti para integrar Guarulhos à mobilização #500VoluntáriosJá, do governo federal, que busca participantes para estudo clínico com o medicamento nitazoxanida contra o novo coronavírus. O estudo foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Eles se encontraram no Paço Municipal e seguiram para o Centro de Especialidades Odontológicas do Jardim Angélica, na região do Pimentas, onde o programa será implementado. Também participam do programa os municípios de Barueri, Sorocaba e Bauru. 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social vinculada ao ministério, identificou por meio de inteligência artificial em testes com 2 mil fármacos cinco remédios com potencial de combate à Covid-19. A nitazoxanida, por exemplo, diminuiu em 94% a carga viral em células infectadas in vitro. A pesquisa científica em questão apoiou o início dos estudos clínicos em pacientes em busca da comprovação da eficácia do remédio.  

“Queremos apresentar ao Brasil e ao mundo que este remédio identificado por pesquisadores brasileiros com recursos do governo federal é capaz de combater o vírus e salvar vidas”, destacou o ministro Marcos Pontes. Guti lembrou que colocou a cidade à disposição do governo federal assim que soube da realização dos estudos. “Entendemos que se trata de uma importante oportunidade para ajudar o país a encontrar novas formas para lidar com essa doença”, afirmou.  

Aqueles que desejarem contribuir com a ação voluntária precisam apresentar quadro de síndrome gripal, com sintomas como febre, fadiga e tosse, ou a confirmação da Covid-19, e devem procurar o Centro de Especialidades Odontológicas (rua José Inácio Gomes, 441-501 - Pimentas, Guarulhos - SP). É obrigatório o uso de máscaras durante triagem e cadastro. Os participantes farão o teste diagnóstico RT-PCR de forma gratuita e serão acompanhados pela equipe médica por oito dias, de acordo com o protocolo.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira / PMG