Mortes por Covid-19 passam de 200 em Guarulhos; casos confirmados chegam a 1.603

Sexta, 22 de Maio de 2020 - 20:23

Nesta sexta-feira (22) o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde de Guarulhos traz a confirmação de mais 11 óbitos causados pelo coronavírus (Covid-19), totalizando 202. É quase o dobro do que o registrado há 15 dias, quando a cidade contabilizava 102 mortes. Já os casos confirmados, que em 7 de maio eram 800, mais do que dobraram, chegando a 1.603, enquanto outros 1.843 seguem em investigação.

Dos novos óbitos confirmados, sete são do sexo feminino, com idades entre 41 e 88 anos, e quatro do sexo masculino, de 59, 61, 66 e 81 anos. Três deles ocorreram no mês de abril e oito em maio. Dos dois óbitos de pessoas abaixo dos 60 anos, um tinha comorbidades. O município ainda investiga 137 mortes.

A taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto chegou a 107,9% nos hospitais municipais, o que significa que a cidade já está utilizando leitos extras para atender os pacientes com suspeita de Covid-19. Já a taxa dos leitos clínicos para adultos é de 61,3%. No geral, entre hospitais municipais e estaduais, a taxa de ocupação de leitos de alta complexidade está perto de colapsar, com 97,4%.

Nos leitos do 3C-Gru (Centro de Combate ao Coronavírus), contabilizados nas taxas acima, 45 pessoas estão internadas, sendo dez na UTI e duas na sala vermelha. Uma pessoa aguarda em observação e outra recebeu alta nesta sexta-feira. A Prefeitura de Guarulhos, preocupada com a superlotação dos leitos de UTI Adulto, continua orientando as pessoas a cumprirem o isolamento social e a utilizarem máscara sempre que for necessário sair de casa, além de estudar a possibilidade de contratar leitos dos hospitais privados e ampliar os dos hospitais municipais objetivando não deixar a população desassistida.

Fotos: Divulgação/PMG