Operação da Prefeitura fecha comércios e dispersa aglomerações no fim de semana

Segunda, 06 de Abril de 2020 - 15:58

Desde a noite da última sexta-feira (3) até este domingo a Prefeitura de Guarulhos realizou mais de cem fiscalizações em estabelecimentos comerciais da cidade, tendo autuado e fechado 79 deles por estarem em desacordo com o decreto municipal que determina a suspensão de atividades não essenciais que possam gerar aglomerações, que devem ser evitadas para prevenir a disseminação do coronavírus. Essas fiscalizações fazem parte do programa #PactoPelaVida, que tem desenvolvido ações de combate à Covid-19 nas mais diferentes áreas.

Durante esse período, equipes da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com apoio da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana, além de agentes dos batalhões da Polícia Militar, percorreram vários bairros da periferia da cidade fiscalizando estabelecimentos, inibindo aglomerações e orientando a população sobre os riscos de contágio pelo vírus.

As autuações e fechamentos dos comércios aconteceram em bairros como Lavras, Nova Ponte Alta, Jardim Santa Cecília, Vila Nova Cumbica, Jardim Planalto, Vila Nova Bonsucesso, Jardim Presidente Dutra, Vale dos Machados, Jardim São Paulo, Jardim Paraventi, Pimentas, Jardim Bela Vista e Parque Cecap, entre outros. Nesses locais, estabelecimentos como casas do norte, lanchonetes, bares, bilhares, mercearias, salões de cabeleireiro, lan houses, adegas e até um trailer foram fechados.

A operação contou ainda com atuação das forças policiais num baile funk, em uma comunidade no Jardim Adriana (próxima ao Sesi), com dispersão e orientação dos jovens. Houve atuação também em um pancadão na Vila Nova Bonsucesso, com multa a veículos estacionados irregularmente e carros com paredão de som. No local foram feitas dispersão e orientação dos presentes, o que ocorreu também em diferentes locais da cidade como numa quadra no Jardim Paraventi, no entorno do Lago da Vila Galvão e num churrasco familiar na Vila Nova Bonsucesso.

Como denunciar

Estabelecimentos que não estão acatando as determinações da Prefeitura de Guarulhos sobre a suspensão das atividades devem ser denunciados pelo número 153, da Guarda Civil Municipal, ou na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, pelo telefones 2453-6700 / 6701 / 6705.

Fotos: Divulgação/PMG