Orquestra Coração da Viola comemora 40 anos com festa e placa comemorativa

Sexta, 07 de Junho de 2019 - 18:54

A Orquestra de Violeiros Coração da Viola completou 40 anos e a data foi comemorada nessa quinta-feira (6) em evento regado a muita música e alegria no Hotel Bristol. Na oportunidade, o prefeito Guti entregou ao “Seu” Oliveira, um dos fundadores da Orquestra, placa comemorativa aos 40 anos. Vitor Souza,  secretário de Cultura, Adalmir Abreu, subsecretário de Cultura, Anderson Guimarães, subsecretário de Igualdade Racial, e Tiago Ortaet, diretor do departamento de Eventos Culturais, também prestigiaram o evento.

Satisfeito com a celebração, Guti ressaltou a valorosa contribuição dos músicos para o fortalecimento da música caipira na cidade de Guarulhos: “É extremamente gratificante fazer com que a cultura popular prolifere; por isso, a Orquestra Coração da Viola torna-se a cada dia uma referência de Guarulhos em todo o Brasil, um grande sonho que alcançamos, sobretudo pela excelência do trabalho dos artistas e profissionais que se dedicam à cultura”.

Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a Orquestra Coração da Viola também é responsável por manter viva a cultura tradicional caipira, inserindo a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no tocante à cultura regional que reverbera para outras regiões do País. “Ao longo dos últimos 40 anos, a Orquestra resiste num trabalho de constante renovação, uma tradição que, a cada geração, se reconstrói e marca a identidade cultural do munícipio”, festejou o secretário Vitor.

Histórico

Idealizada e formada por Tonico e Tinoco, a Orquestra Coração da Viola estreou em 1979 no Theatro Municipal de São Paulo, em inédita apresentação com a dupla caipira.

Em 6 de junho daquele ano, o templo erudito acolheu representantes da autêntica música raiz. Com três horas de duração, o espetáculo atraiu o público recorde de 2,5 mil pessoas e inspirou o lançamento do primeiro LP entitulado “A Viola no Teatro”, e de outros três discos de sucesso.

Imagens: Nicollas Ornelas/PMG