Palestra no auditório do Paço Municipal debate “Patrimônio Cultural”

Segunda, 02 de Julho de 2018 - 20:00

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano promoveu, na última sexta-feira (29), mais uma palestra do projeto “Compartilhando Ideias e Experiências”, no Auditório do Paço Municipal, no Bom Clima.

Com o tema “Patrimônio, Cultura e Cidade”, a palavra ficou por conta arquiteto Walter Pires, que exerceu o cargo de diretor do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2013. A apresentação falou sobre os antecedentes do patrimônio cultural na cidade de São Paulo, a criação do SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a criação e atuação do Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo (DPH), a legislação, pesquisa, proteção legal e física (conservação e restauração) e valorização dos patrimônios na cidade de São Paulo.

Pires destacou ainda a importância de cuidar e valorizar os patrimônios históricos e culturais. A discussão sobre zoneamento e tombamento de patrimônios também foi pauta da palestra. Ao final, o público entrou em um debate sobre as questões apresentadas na fala do palestrante.

Compartilhando Ideias e Experiências

Após a finalização do Plano Diretor e início da elaboração da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano tomou a iniciativa de elaborar essas reuniões abertas à população para a sequência do diálogo com a sociedade.

Imagens: Sidnei Barros/PMG