Parque do Itaberaba recebe operação integrada de fiscalização

Quinta, 18 de Junho de 2020 - 19:16

A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quinta-feira (18) operação integrada de fiscalização no Parque Estadual do Itaberaba em parceria com a Fundação Florestal, vinculada ao Governo do Estado.

A ação foi concentrada no final da rua São José, onde invasões e desmatamentos têm sido realizados. Informações obtidas sobre os supostos responsáveis pelos crimes ambientais serão encaminhadas à Polícia Civil. As estradas abertas irregularmente na região serão fechadas.

O diretor de Gerenciamento Ambiental da Sema, Fabio Ferreira Durço, comentou a operação. “A presença de seis guarnições da PM Ambiental corroborou a parceria da Prefeitura com o Governo do Estado para a preservação desta unidade de conservação integral do meio ambiente. É importante ressaltar que crimes ambientais podem ter os responsáveis penalizados nas esferas civil, criminal e administrativa”, afirmou.

Parque Estadual do Itaberaba

O Parque Estadual do Itaberaba fica entre os municípios de Guarulhos, Arujá, Nazaré Paulista e Santa Isabel. Criado em 2010, representa importante área de conectividade na extensão norte/noroeste da Serra da Cantareira com a Serra da Mantiqueira. Apresenta alta diversidade biológica e fauna variada, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Imagens: Divulgação/PMG