Pela segurança dos usuários, blitze contra transporte clandestino seguem intensificadas

Quinta, 06 de Junho de 2019 - 18:00

A Prefeitura de Guarulhos segue firme na fiscalização ao transporte clandestino. A atuação das equipes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) será ampla, a qualquer horário e região da cidade.  Isso se deve, principalmente, pelo fato dos riscos a que os passageiros se encontram expostos por serem transportados em veículos não regulamentados e inspecionados, além de motoristas que podem não ser habilitados para esse tipo de serviço.

Os valores inferiores no preço da passagem ao que é praticado pelo sistema regular de transporte urbano é o principal atrativo. Mas esse, sem dúvida nenhuma, embute um dos maiores perigos para os passageiros que se utilizam desse modal. O que a maioria dos usuários não sabe é que as tarifas são baixas devido à falta de compromisso dos infratores com a legislação que regula o transporte de pessoas.
Entre os pontos básicos está a inspeção veicular prévia de itens e equipamentos obrigatórios (pneus, luzes externas, entre outros itens), bem como da condição do próprio condutor do veículo. Essa não observância coloca em risco a vida dos usuários. Além disso, o não cumprimento dessas exigências ainda dificulta qualquer possibilidade de indenização do proprietário do veículo em casos de acidentes, já que a informalidade prejudica a obtenção de informações concretas.
Outro fator que precisa ser levado em conta diz respeito à irregularidade de itinerários e horários dos “serviços” oferecidos: "As ações têm sido de muita valia para coibir esse abuso. E vamos intensificar as ações para tentar extirpar o mal de uma vez por todas", disse o secretário Paulo Carvalho (STMU).

INTUITO TAMBÉM É EDUCAR USUÁRIO
Por todos esses motivos, o intuito da Prefeitura e Guarulhos não é somente o de reter e multar os veículos que trafegam nessa condição, mas o de, principalmente, o de orientar os passageiros para que não embarquem no transporte clandestino.
Até o dia 31 de maio deste ano, 15 veículos já foram autuados pelo trabalho dos agentes da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU). Todas as operações contam com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM).