PEVs receberam mais de 54 mil toneladas de resíduos em 2020

Sexta, 12 de Fevereiro de 2021 - 12:14

Imagine 54 mil toneladas de entulho, restos de madeira, metal, plástico, vidro, terra, entre outros resíduos recicláveis. Pois essa foi a quantidade de materiais entregue pela população durante 2020 nos 22 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos por Guarulhos. O balanço foi divulgado pela Prefeitura nesta sexta-feira (12).

 

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos (SSP), desse montante, cerca de 33 mil toneladas de entulho foram encaminhados à Usina de Reciclagem da Proguaru para  transformação em agregado para pavimentação, edificação e fabricação de elementos pré-moldados, 1,8 mil toneladas de terra seguiram para a Área de Transbordo e Triagem da SSP para  reaproveitamento em obras e 302 toneladas de materiais de coleta seletiva foram destinadas às cooperativas de catadores da cidade. Duas mil e quatrocentas toneladas de gesso, 7,2 mil toneladas de madeira e aproximadamente 16,2 mil pneus também tiveram destinação ambientalmente adequada.

 

O secretário de Serviços Públicos, Rodnei Minelli, destaca a importância da adesão da população ao serviço e o impacto positivo na limpeza da cidade. “São mais de 54 mil toneladas que deixaram de parar nas ruas, nas beiras de córregos e em outros lugares inadequados e que causariam prejuízos ao meio-ambiente e diversos transtornos à população”.

 

PEVs

 

Os PEVs são locais preparados para receberem entulho, móveis velhos, podas de jardim, plásticos, gesso, vidro, entre outros materiais recicláveis que são separados e destinados corretamente. O trabalho desenvolvido nos PEVs ajuda a manter a cidade limpa, promovendo o descarte correto e a reciclagem de materiais.

 

Cada pessoa pode descartar gratuitamente no PEV mais próximo até 1 m³ de entulho (50 sacos de 20 litros) por dia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h, e aos sábados das 8h15 às 15h30. Para saber os endereços, basta ir em Serviços Públicos/Ponto de Entrega Voluntária – PEV. Mais informações pelo telefone 2468-7206.

 

Fotos: Jackson Argolo