Prefeito sanciona plano de cargos e salários da Guarda Civil Municipal

Sexta, 20 de Dezembro de 2019 - 16:11

Na manhã desta sexta-feira (20), no auditório do Paço Municipal, o prefeito Guti sancionou a Lei 7.792/2019, que dispõe sobre a reestruturação do Plano de Cargos, Empregos, Carreira e Salários dos profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos, beneficiando um total de 770 profissionais.

Com a nova lei, a carreira será constituída hierarquicamente por três níveis. O Nível I (Execução) será composto por 60% do efetivo e dividido em quatro categorias: 3ª, 2ª, 1ª classe e classe especial. O nível II (Tático),que representará 38,5% do quadro, será dividido nas categorias classe distinta e 2º inspetor. Já o nível III (Estratégico), o equivalente a 1,5% do grupo, será dividido em 1º inspetor e inspetor-chefe. A lei trata também dos cargos em comissão, da promoção horizontal, da progressão e da promoção vertical.

Guti falou sobre o compromisso assumido desde o início da gestão, que era o de resolver a questão de plano de carreira e salário dos guardas civis, que prestam um serviço essencial na cidade. Na oportunidade, agradeceu pelo apoio e compreensão de todos os envolvidos.

O secretário de Assuntos para Segurança Pública, Gilvan Passos, fez questão de salientar o avanço que representa o plano. “É um grande progresso, os guardas estavam aguardando há muito tempo e hoje o atual governo fez essa ascensão. Isso significa que todos os guardas vão subir um posto. É um compromisso que está sendo cumprido. Isso incentiva o guarda, pois ele se sente prestigiado, valorizado e financeiramente faz a diferença. A ascensão é uma vitória”, salienta.

A sanção da lei contou com a presença do secretário-adjunto de Segurança Pública, Joel Bonfim, do comandante da GCM, Messias Pires de Carvalho, de vários vereadores e de cerca de 40 guardas civis que estavam representando as diferentes inspetorias de área e inspetorias especiais, corregedoria e ouvidoria da GCM.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG