Prefeitura anuncia revisão do Plano Diretor

Segunda, 13 de Março de 2017 - 16:45

Entre as metas prioritárias deste primeiro semestre da Prefeitura, está a revisão do Plano Diretor, segundo foi anunciado oficialmente em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 13, no Salão de Artes do Adamastor Centro, onde contou com a presença do prefeito Guti,vereadores e de representantes de vários setores. Sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), essa ação é necessária por ser um importante instrumento de política urbana que define e garante o cumprimento da função social de cada região da cidade, e dentro da realidade atual.

O Plano Diretor estabelece diretrizes para a ocupação da cidade, identificando e analisando as características físicas, as atividades predominantes e as suas vocações, os problemas e as potencialidades. É um conjunto de regras básicas que determina o que pode e o que não pode ser feito em cada área do município, num período de 10 anos. Ele é resultado de um processo de discussão pública, que envolve a cidade coletivamente, tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

Para o prefeito Guti, a retomada da revisão do plano diretor não é de responsabilidade apenas da SDU, mas sim de todas as secretarias que estão interligadas e que devem fazer sua parte para o aperfeiçoamento do plano. "Nós temos a obrigação de ajudar no desenvolvimento da cidade, temos que respeitar o que já foi feito, mas discutir o que pode ser melhorado e mudar o que precisa", ressaltou.

Segundo o secretário da SDU, Jorge Taiar, esse evento foi para mostrar à cidade que a discussão do Plano Diretor foi retomada e que se está trabalhando para que o mesmo seja finalizado até junho e apresentado à Câmara Municipal para ser avaliado. Ele fez questão de ressaltar que o plano não é um projeto apenas da SDU e sim do governo municipal e dos guarulhenses. "É um projeto para a cidade, entidades empresariais, conselhos, enfim, de toda a sociedade", finalizou.

Imagens: Sidnei Barros / PMG