Prefeitura atualiza determinações para contenção do coronavírus em Guarulhos

Sexta, 20 de Março de 2020 - 21:41

Comércio

Sobre o decreto publicado na última quinta-feira (19), a Prefeitura de Guarulhos reforça que o objetivo é restringir a circulação de pessoas nos espaços para não gerar aglomerações, porém os comércios podem dar continuidade às atividades internas normalmente.

·   Quanto ao funcionamento das agências bancárias, a Prefeitura determinou que, das 8h às 10h, o atendimento será exclusivo para pessoas idosas e portadores de deficiência. As funções bancárias dentro das casas lotéricas deverão seguir o mesmo horário;

·   Estacionamentos continuam abrindo normalmente;

·   Assistências técnicas e oficinas mecânicas também poderão continuar exercendo suas atividades, porém restringindo o acesso ao público, que não deverá permanecer no local.

Lembrando que os estabelecimentos que continuarem exercendo suas atividades deverão adotar medidas preventivas e restritivas, como a intensificação das ações de limpeza, disponibilização de álcool em gel aos seus clientes e funcionários e a divulgação de informações acerca do coronavírus e das medidas de prevenção, além de fechar o acesso a áreas de lazer, convivência, festas, bares, restaurantes internos e todas as áreas que não se destinarem ao abastecimento e/ou aos serviços essenciais.

Saúde

·   Guarulhos tem 355 casos notificados como suspeitos de coronavírus. Os casos confirmados continuam sendo 4, todos em quarentena;

·   Consultas eletivas poderão ser desmarcadas para abrir espaço nas unidades de saúde para atender a população.

Funcionalismo público

·  A Prefeitura de Guarulhos antecipará o pagamento do vale-refeição, vale-alimentação e cestas básicas para a próxima terça-feira (24);

·  Funções que permitam, e de acordo com a liberação das chefias de cada departamento, deverão realizar home office.

Assistência social

· Pessoas em situação de rua receberão álcool em gel e máscara, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Aeroporto

·  O governo federal atendeu parcialmente o pedido da Prefeitura de Guarulhos, restringindo voos estrangeiros para o país. A Prefeitura de Guarulhos segue solicitando outras medidas mais enérgicas, como triagem de passageiros, entre outras.

Fotos: Márcio Lino/PMG