Prefeitura cria agenda de apoio a exportações e investimentos

Quarta, 25 de Janeiro de 2017 - 13:30

Contribuir para alavancar ainda mais o setor econômico local e projetar o município para um novo patamar, mais globalizado, moderno e referência entre as principais cidades do País nortearam o encontro do secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos (SDCETI), Rodrigo Barros, com a equipe da Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Desenvolvida na sede da SDCETI nesta terça-feira, dia 24, a reunião teve o objetivo de discutir ações conjuntas a serem promovidas nos próximos meses para aproximar os empresários da cidade dos serviços oferecidos pela Investe SP. Entre os destaques, a ideia de ser realizada, ainda neste trimestre, uma edição do SP Export em Guarulhos, oferecendo aos empresários da região uma oportunidade de ter atendimento direto com diversas instituições e serviços úteis para quem quer iniciar a exportação de produtos paulistas

“Grande parte do nosso trabalho depende da cooperação das prefeituras, porque são elas que têm o contato direto com os empresários – seja para incentivar expansões, exportações ou novos investimentos. Guarulhos é um grande portal de entrada e saída da América Latina, e é importante que todas as esferas de governo trabalhem juntas para contribuir para o desenvolvimento da região como um todo”, afirmou Sérgio Costa, diretor da Investe SP. Ele ainda apresentou alguns dos serviços oferecidos para empresas interessadas em internacionalizar-se, como o Poupatempo do Exportador e o Programa de Extensão Industrial Exportadora (Peiex).

Avançar

O secretário Rodrigo Barros, por sua vez, apresentou o projeto estratégico da pasta para os próximos quatro anos, inclusive o incentivo à criação de clusters industriais na cidade e de renovação dos serviços existentes de apoio ao empreendedorismo.

“Quero fazer de Guarulhos a principal cidade da Investe SP. Com relação à internacionalização das empresas, queremos estudar e nos relacionar com as cidades vizinhas a Guarulhos e criar um corredor de exportações ligando a região a pontos logísticos fundamentais como o aeroporto de Viracopos e os portos São Sebastião e Santos”, afirmou Barros.

Durante o encontro, o gestor da SDCETI esteve acompanhado por Adam Kubo, diretor de Relações Industriais e Comerciais, e Danton Coelho, diretor de Tecnologia da pasta. Juntos, eles organizaram uma agenda de trabalho com uma série de ações colaborativas que serão realizadas entre a Investe SP e a Prefeitura para incentivar o desenvolvimento econômico da região.

Investe SP

A Investe São Paulo  é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos. A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos. Tudo isso com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a inovação em São Paulo.

Outra importante missão da Investe SP é incentivar as exportações de pequenas e médias empresas, também de forma gratuita. Ainda estão sob as atribuições da Agência prospectar novos negócios para o Estado ao redor do mundo, recepcionar delegações estrangeiras e promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.