Prefeitura de Guarulhos antecipa 13º salário e injeta R$ 40 milhões na economia do município

Quarta, 20 de Novembro de 2019 - 17:06

A Prefeitura de Guarulhos injetou cerca de R$ 40 milhões na economia do município nesta terça-feira (19) por meio do pagamento antecipado da primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais referente a 2019. O prazo previsto em lei para depositar essa parte do 13º é até dia 30 de novembro.

Para o prefeito Guti, o cumprimento do benefício é uma conquista a ser comemorada diante a situação econômica dos municípios. "É nossa obrigação, mas também uma vitória. Recentemente, um cálculo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) mostrou que três em cada quatro cidades brasileiras têm dificuldades para pagar as contas. Nós sempre prezamos pela transparência perante os desafios financeiros e hoje temos o reflexo das soluções aplicadas para que nosso caixa arque, de forma menos onerosa, com as necessidades municipais", comentou.

Recentemente, Guarulhos avançou com a redução de 50% da dívida acumulada durante gestões passadas, o corte de gastos e a busca por novos investimentos. São ações como a economia de mais de R$ 7,7 milhões com aluguéis, R$143 milhões em revisões de contratos, mais de R$ 200 milhões com a redução de comissionados (valor equivalente a quatro anos), entre outros. O planejamento também contempla o fortalecimento dos negócios e prevê cerca de R$ 5,7 bilhões de investimentos por meio de empresas que chegarão ou ampliarão suas operações na cidade.

Para o secretário de Gestão, Adam Kubo, o comprometimento com o servidor é fator primordial para a administração. "Enquanto 75% dos municípios do Brasil passam por dificuldades financeiras e diminuição da arrecadação, o prefeito Guti, diante das adversidades, mantém os salários dos servidores e antecipa o 13º. Isso é resultado de um grande esforço no controle das despesas e responsabilidade no cumprimento das obrigações", afirma.

Imagem: Fábio Nunes Teixeira / PMG