Prefeitura de Guarulhos celebra os 12 anos do Canil da GCM

Quarta, 01 de Julho de 2020 - 15:01

A Inspetoria de Patrulhamento com Cães (Canil) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos celebrou nesta terça-feira (30) 12 anos de sua criação. Durante esse período, o Canil atuou no policiamento preventivo e comunitário, no Controle de Distúrbio Civil (CDC), na procura por pessoas desaparecidas, em desapropriações, na busca por entorpecentes, em apoio a Polícia Civil e Militar, no controle de grandes aglomerações (estádios, parques e eventos) e em outros serviços de segurança.

Ao longo desses anos diversos casos foram solucionados com a ajuda dos cães, que estiveram por inúmeras vezes na linha de frente para a localização de drogas e armas. O trabalho do Canil virou referência entre as Guardas Municipais dentro e fora do Estado de São Paulo, contribuindo para a formação de agentes e até para a criação de canis em outras corporações. Assim como recebeu prêmios em vários campeonatos e torneios, competindo em provas de faro, agilidade e abordagem policial.

Além das atividades de policiamento, o Canil também já participou de ações sociais como demonstrações de adestramento dos animais em escolas e creches e visitas a instituições para idosos e deficientes. O trabalho dos cães é visto como uma terapia que ajuda pessoas de todas as idades.

Atualmente o Canil conta com um efetivo de 31 guardas civis, que são responsáveis pelo adestramento e condução de 18 cães, sendo que sete deles estão na fase final de treinamento. O Canil fica dentro de um complexo que possui um terreno gramado onde são realizados os treinamentos diários, com exercícios de obediência, agilidade, força, transposição de obstáculos, proteção e faro. A unidade possui espaços cobertos (boxes) que abrigam individualmente cães de diversas raças, entre eles pastor alemão, pastor belga de malinois, rottweiler, dobermann, labrador e bloodhound.

Fotos:  Arquivo/PMG