Prefeitura de Guarulhos lança a Semana do Conhecimento 2019

Quinta, 09 de Maio de 2019 - 20:48

A Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação (SDCETI) de Guarulhos lançou na tarde desta quinta-feira (9), no Adamastor Centro, a Semana do Conhecimento 2019. Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, o evento compreenderá entre os dias 21 e 25 de outubro, a Feira de Ciência e Engenharia de Guarulhos - FECEG, a Semana Municipal da Ciência e Tecnologia - SEMCITEC, a Expo Criatividade e a Mostra de Economia Criativa.

Programada para acontecer no Adamastor Centro, a Semana do Conhecimento tem como público alvo todos que estejam envolvidos com os setores acadêmico, científico, cultural e empreendedor.  Em 2018, o evento mobilizou mais de 10 mil pessoas de 90 instituições e entidades, e recebeu a inscrição de 341 trabalhos que foram apresentados ao público e autoridades. Para se inscrever, acesse https://semanadoconhecimento.guarulhos.sp.gov.br. As inscrições vão até o dia 2 de setembro.

Para o secretário da SDCETI, Rodrigo Barros, a Semana do Conhecimento é importante também por incentivar a disseminação do conhecimento. “A transformação de Guarulhos e do Brasil passa pelo conhecimento. Então conseguir fazer essa Semana, que antes eram dois eventos: a FECEG e a SEMCITEC, é uma vitória desta administração”.

Para o professor de ciências da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré, Wagner Seishi, a motivação dos alunos é o motor que impulsiona o envolvimento da escola com a Semana do Conhecimento. “Os alunos buscam o conhecimento e querem ter outra visão do mundo fora das paredes do colégio. A maioria dos alunos da Antônio de Ré quer participar da FECEG, mas temos que focar na qualidade e na criatividade”, explicou.

Para a estudante da 8ª série da E. E. Antônio de Ré, Samara Rosa, a participação na Semana do Conhecimento ajuda na preparação para outras apresentações importantes. “A participação na FECEG é muito importante e nos deixa mais preparadas para apresentações de TCC, por exemplo”, concluiu. Estudante da mesma sala, Geovana Lyssa revelou o título do trabalho que será apresentado neste ano. “Essa é a terceira vez que apresentamos um trabalho na Semana do Conhecimento. Esse ano o tema será o acúmulo de lixo na órbita do planeta. Estamos confiantes”.

Valorização e oportunidade

A Semana do Conhecimento é uma ótima oportunidade para que projetos importantes e inovadores conquistem espaço em outras feiras pelo Brasil. Em março deste ano, as estudantes Rafaela Alves e Tália Barbosa foram homenageadas durante Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE, após se classificarem em primeiro lugar na Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos – FECEG 2018, realizada durante a Semana do Conhecimento. O projeto é o desenvolvimento de um controle sensorial para que deficientes visuais possam caminhar de maneira mais autônoma, sem a necessidade de bengalas.

Outro vencedor da Semana do Conhecimento 2018, Jefferson Cescon, CEO da Active Corp, empresa guarulhense de 21 anos, falou como os empreendedores podem colaborar com o evento. “Participei da Mostra de Economia Criativa 2018 e venci com o aplicativo Tudo Entregue, que oferece o rastreamento das entregas, coletas e ocorrências em tempo real. Participei também com uma palestra e a apresentação de um case. Neste ano vou colaborar de uma forma que incentive a união dos estudantes, empreendedores e as instituições de ensino. Tudo para que as coisas fluam ainda melhor no município”.

Imagens – Fábio Nunes Teixeira / PMG