Prefeitura disponibiliza videoaulas para alunos da rede municipal

Terça, 14 de Abril de 2020 - 18:04

Na manhã desta terça-feira (14) o prefeito Guti assinou, junto com o secretário de Educação, Paulo Matheus, e o presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Professor Jesus, um convênio para exibição de videoaulas pela TV Câmara. As aulas são direcionadas aos alunos da rede municipal que estão temporariamente privados do acesso às escolas por medidas de proteção decorrentes do coronavírus (Covid-19).

O programa Saberes em Casa Guarulhos, realizado pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, será transmitido a partir do mês de maio no canal da TV Câmara. A iniciativa tem como objetivo evitar prejuízos ao ensino dos alunos e garantir conteúdo de horas/aula. Os materiais também serão disponibilizados nos canais do YouTube da Prefeitura de Guarulhos (bit.ly/PrefGruYoutube) e do Portal SE Informe (bit.ly/PortalSEinforme) para que sejam acessíveis a todos.

Na programação, as videoaulas terão como característica a interdisciplinaridade, ou seja, temas das áreas de natureza e sociedade (ciências, história e geografia) e atividades em formato de desafios-tarefas nas áreas de língua portuguesa e matemática, com grade diária de aproximadamente 1h30, exibidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 10h30.

Além do conteúdo curricular, serão veiculadas ainda atividades para auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem da educação infantil, passando pelos processos de alfabetização e chegando aos anos finais do ciclo I do Ensino Fundamental. Os temas a serem trabalhados são O Universo Imaginário, Vida de Inseto, Eu e meu Mundo e Eu e Minha Escola.

Desta forma, será possível garantir aos estudantes uma rotina próxima daquela que possui em suas escolas: contação de histórias, leitura de livros, cantigas, parlendas, escrita de palavras, pesquisas, produções de texto e raciocínio lógico matemático, além dos conteúdos referentes a cada tema nas áreas de ciências.

Para o prefeito Guti, a iniciativa é parte de um conjunto de ações que a Prefeitura vem adotando para conter o coronavírus na cidade. “Garantir a segurança de nossas crianças é nosso compromisso, e essa é uma solução para que elas não tenham o ano letivo prejudicado. A equipe pedagógica da Educação está trabalhando muito para que o conteúdo chegue com qualidade aos nossos alunos”, comenta.

O secretário de Educação, Paulo Matheus, destaca que o objetivo da iniciativa é manter os alunos conectados com o universo escolar. “É uma forma de deixar os alunos atualizados e em contato com as discussões que estão presentes na escola. Por meio da TV, que é uma mídia democrática, as crianças poderão estar em suas casas, com o apoio das famílias, mantendo em dia os estudos”, afirma.

Além disso, serão disponibilizados também conteúdos de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os alunos surdos, atividades de vida diária para as famílias realizarem junto aos alunos com deficiência, aulas de conceitos musicais, artes visuais, jogos teatrais e língua inglesa, buscando garantir o acesso ao conhecimento a todos os alunos, independente de suas especificidades.

Canais

TV Câmara sinal fechado: