Prefeitura e Estado estudam melhorias no CIC Pimentas

Sexta, 23 de Agosto de 2019 - 16:49

As secretarias de Direitos Humanos da Prefeitura de Guarulhos e de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo somam esforços para melhorias no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Guarulhos, no Pimentas. Em recente audiência na sede da Secretaria de Justiça, na Capital, os secretários Paulo Dimas Debellis Mascaretti, de Justiça e Cidadania de São Paulo, e Lameh Smeili, de Direitos Humanos de Guarulhos, conversaram sobre a segurança e manutenção do CIC, no qual funcionam serviços do Estado e da Prefeitura.

Durante o encontro, Lameh solicitou reforço na segurança do local, especialmente durante o dia, e apontou a necessidade de consertar rachaduras no muro, trocar lâmpadas queimadas e vidros quebrados, além da pintura do prédio. Em resposta às reivindicações, a Secretaria de Justiça informou, por meio de ofício, que a vigilância é terceirizada e só contempla o período noturno, e que há pedido de contratação de vigilância armada diurna de segunda a domingo, inclusive para possibilitar atividades nos fins de semana.

De acordo com ofício, devido a restrições orçamentárias a contratação desse serviço não foi possível no exercício vigente, mas está prevista para futuro. O secretário Mascaretti, por sua vez, se comprometeu a entregar ofício ao gestor de Segurança Pública do Estado com pedido de reforço da Polícia Militar no local.

A coordenação dos CICs informou que em relação à manutenção há expediente aberto, com relatório detalhado das necessidades de todas as unidades, porém, para contratação de empresa da execução de obras é necessário um laudo de engenharia estrutural. Diante disso, a Secretaria de Justiça pediu apoio da Prefeitura de Guarulhos para a elaboração de um laudo técnico estrutural pelos engenheiros do município para apontar as necessidades reais de obras de manutenção e reforma para futura contratação de serviços.

Diante das restrições orçamentárias da Pasta, Mascaretti se comprometeu, depois que receber o laudo técnico, a tentar parcerias privadas. Por parte da Prefeitura, a Secretaria de Obras está responsável pela elaboração do documento.

Serviços

No CIC Pimentas a Prefeitura tem atendimento do Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (Ciet), do Fácil, do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e doProcon. Além disso, instalou o Centro de Referência em Direitos Humanos e o programa Academia na Praça 60+. O CIC está localizado na Estrada do Capão Bonito, 53, Jardim Maria de Lourdes.

Fotos: Divulgação/PMG