Prefeitura e Guarupass explicam o passo a passo para obter o Bilhete Único Escolar

Quarta, 19 de Junho de 2019 - 13:18

Com a aproximação do período de férias escolares, a Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass (associação responsável pela emissão dos bilhetes) reforçam os esclarecimentos sobre os pontos mais questionados pelos interessados em adquirir o Bilhete Único Escolar, com a finalidade de tirar dúvidas de estudantes e professores.

O primeiro ponto é que todo estudante ou professor de unidade escolar devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, desde que resida há mais de um quilômetro de distância da escola, têm direito ao benefício. Exceção fica por conta de quem é beneficiado pelo transporte escolar gratuito. Já cursos de idiomas, de qualificação profissional e preparatórios para vestibular também não garantem o benefício.

Para adquirir o Bilhete Único Escolar é necessário ter o formulário específico que pode ser obtido através do site (www.guarupass.com.br), na página Central do Bilhete, na seção Escolar. Em Cadastre-se, clique no botão da opção desejada. O formulário deverá ser preenchido e carimbado pela escola nos três campos existentes. Também é possível retirar o formulário na Guarupass  (rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136, Vila Moreira).

Após o preenchimento do formulário, com assinaturas e carimbos, basta comparecer à Guarupass com os documentos obrigatórios e fazer a recarga mínima de 20 tarifas. Os documentos necessários para obtenção do Bilhete Escolar variam acordo com a opção desejada.

Para estudantes: RG, comprovante de endereço recente em nome do titular (pai ou mãe), comprovante de matrícula ou declaração escolar referente ao ano letivo ou semestre. Para os que frequentam escolas estaduais é necessário o RG escolar (mesmo que seja  do ano anterior) ou documento da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) correspondente ao ano letivo.

Já para os professores é necessário comprovante de endereço, último holerite, declaração escolar referente ao semestre, carteira de trabalho e, para professores cooperados, o contrato de adesão com firma reconhecida pelos responsáveis.

O valor da tarifa para o Bilhete Único Escolar é 50% menor do que o valor integral e ele também pode ser utilizado aos finais de semana. Outro detalhe importante: é preciso renovar anualmente o Bilhete Escolar, com data limite de 30 de abril. O próximo deverá ser renovado até 2020.