Prefeitura e universidade promovem seminário sobre fake news

Terça, 18 de Setembro de 2018 - 16:45

Será realizado nas noites de segunda e terça-feira (24 e 25), a partir das 19h30, o seminário “Jornalismo entre o fato e a fake”, promovido em parceria pela Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos (Secom) e a Universidade UNIVERITAS/UNG. Direcionado aos alunos dos cursos de Jornalismo e Direito, o evento será realizado no Auditório F, do estabelecimento de ensino, localizado na região central. Para debater o tema, a organização do evento convidou os editores da mídia local, além de especialistas em jornalismo e direito com atuação em rede nacional.

De acordo com o subsecretário Rodrigo Buffo, da Secom, a iniciativa tem por objetivo discutir os impactos das fake news para o funcionamento dos serviços públicos, bem como colaborar para a formação dos universitários. “As notícias falsas, propagadas em ritmo acelerado por meio das redes sociais, têm atingido diversos setores da sociedade. No serviço público os impactos podem ser desastrosos, com prejuízos à população. Os estudantes, que em breve estarão no mercado de trabalho, têm um grande desafio pela frente e deverão ter muita responsabilidade na apuração e checagem da notícia”, comentou Buffo.

O subsecretário e a professora da UNIVERITAS/UNG, Rachel Silva, farão a abertura do evento, na segunda-feira. Na sequência, o advogado e especialista em direito eleitoral, Alexandre Ramos, falará sobre as fake news no processo eleitoral e suas consequências. A apresentação será seguida por uma mesa redonda com os editores da mídia local. Entre os convidados estão os jornalistas Rosana Ibanez (jornal Folha Metropolitana), Gil Campos (jornal Guarulhos Hoje), Paulo Manso (portal Guarulhos Web), Valdir Carleto (portal Click Guarulhos) e Roberto Samuel (programa Tribuna Livre da TV Guarulhos).

A noite de debates da terça-feira terá início com apresentação do tema “Mentir é fácil demais”, pelo diretor de Comunicação da Prefeitura, Ernesto Zanon. Em seguida, os jornalistas Bandana (vlog Fala Bandana) e Vitor Guedes (jornal Agora S. Paulo) apresentarão o tratamento das notícias falsas no esporte. A jornalista da Record TV, Beatriz Casadei, encerra o evento com abordagem sobre o tratamento de pauta e reportagem em rede nacional de televisão.