Prefeitura firma protocolo de cooperação com agência portuguesa Invest Lisboa

Quarta, 28 de Novembro de 2018 - 20:00

Foi celebrado nesta quarta-feira, dia 28, o protocolo de cooperação entre a Prefeitura de Guarulhos e a Invest Lisboa, para promoção de agenda voltada ao aumento do comércio bilateral Brasil-Portugal, além da integração das relações de inovação das cidades e intercâmbio de investimentos entre parcerias e empresas de Guarulhos e Lisboa.

O protocolo é um desdobramento da agenda internacional realizada pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), Rodrigo Barros, que participou entre 5 a 7 de novembro do evento Web Summit, promovida pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Portugal e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. “Há 3 semanas eu estive em Lisboa, no Web Summit, e conheci o Rui Ramos (Diretor Executivo Invest Lisboa). Entendemos na ocasião que há agenda onde podemos trabalhar em conjunto para evoluir e aumentar a competitividade das empresas portuguesas e das empresas brasileiras situadas em Guarulhos”, conta Barros.

Rui Coelho, Diretor Executivo da Invest Lisboa, se mostrou entusiasmado com as perspectivas de atuação conjunta com Guarulhos, tendo sido discutida extensa programação de trabalho na oportunidade da celebração do acordo. Um dos principais pontos dessa agenda foi o início de trabalhos para a estruturação e missão internacional de empresas de Guarulhos para Lisboa, com realização estimada em abril de 2019, além do suporte local da Invest Lisboa e da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa.

“Quero salientar o papel que a Federação da Câmara Comércio Brasil-Catalunha teve na junção das duas entidades, o presidente Nuno Rebelo de Souza, presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, que nos uniu e fez um bom trabalho nesta perspectiva, e dizer que para nós é muito importante, não só acolher as empresas de Guarulhos na região de Lisboa, onde temos parceiros e infraestrutura, mas também em outros municípios da região da Capital Portuguesa que estão preparados para fazê-lo”, afirmou Rui.

Lisboa é uma cidade que, desde a criação da iniciativa Invest Lisboa, em 2009, vem passando por uma transformação gradual, convertendo-se em um polo da nova economia na Europa, sendo o destino de diversas startups e núcleos de inovação de grandes empresas. “Vejo muito potencial nesta parceria que será boa para as empresas de Guarulhos e para as empresas de Lisboa”, diz Rui.

A perspectiva é que o protocolo também seja um passo inicial na agenda de cooperação, com perspectiva futura de construção de uma aliança estratégica para integração entre os ecossistemas de inovação das cidades, facilitando o trânsito e o acesso de startups e empresas brasileiras a Portugal e ao mercado europeu. Do outro lado, Guarulhos será uma plataforma de entrada e expansão para as empresas portuguesas. “Temos muito a aprender uns com os outros”, completa o diretor Rui Coelho.

Além do acordo assinado, o secretário Rodrigo Barros firmou uma parceria para realizar uma missão com empresas de Guarulhos em Portugal. “Estamos aqui fechando uma agenda para levar, numa missão, empresas de Guarulhos para Portugal. Lá elas poderão conhecer o modelo de exportação, de como se hospedarem lá, mas principalmente fazer negócios em Lisboa, utilizando Portugal como uma plataforma de exportação para toda a Europa”, finalizou Barros.

Imagens: Divulgação