Prefeitura forma mais 110 pessoas pelo programa Bolsa Trabalho

Terça, 21 de Maio de 2019 - 19:10

O Adamastor Centro foi palco, na manhã desta terça-feira (21), da cerimônia de formatura de 110 alunos do programa Bolsa Trabalho, que nos últimos seis meses cursaram jardinagem e pequenos reparos domésticos, ambos ministrados pelo Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais (INFAP). Os certificados foram entregues aos formandos pelo Prefeito Guti e pela secretária do Trabalho, Telma Cardia, juntamente com os professores Reginaldo Rodrigues da Silva e Loredana de Bernardi.

Na ocasião, Guti desejou boa sorte aos formandos e ressaltou a importância de qualificar as pessoas para que estejam preparadas para concorrer às vagas de emprego existentes no mercado. "Estamos trazendo diversas empresas para se instalarem em Guarulhos, com uma geração de empregos muito grande na cidade, mas não adianta criarmos empregos se não tivermos as pessoas ideais para ocuparem estes cargos. Por isso, uma das nossas prioridades é incentivar a qualificação profissional. Vocês que estão aqui hoje, com certeza estão um passo à frente dos demais na luta por um novo emprego", afirmou.

Já a secretária Telma exaltou a força de vontade de todos os formandos. "Quanto mais pessoas se formam nos nossos cursos, mais orgulhosa eu fico do trabalho que estamos realizando. Entregar estes certificados nas mãos de vocês é motivo de muita felicidade para nós. Quando formamos pessoas, aquecemos o mercado e a geração de oportunidade", disse. Telma esclareceu ainda que os cursos são escolhidos após uma análise de mercado e da constatação de quais áreas apresentam falta de profissionais qualificados.

Selma Ferreira da Silva, 41 anos, moradora do Cabuçu, escolheu o curso de jardinagem por sua afinidade com a manipulação de plantas. "Eu pretendo procurar um emprego na área e por isso agradeço a oportunidade de me qualificar. É uma iniciativa muito legal. Meu marido já havia feito um curso gratuito oferecido pela Prefeitura, temos que aproveitar", afirmou.

Para as próximas turmas, que acabaram de começar, Selma deixa um recado: "Se esforcem muito. Não desperdicem esta oportunidade e ofereçam o melhor de vocês para que possam ter um ótimo futuro na área escolhida."

Programa Bolsa Trabalho

Os alunos participam de aulas de formação profissional durante um dia da semana e nos outros quatro, participam de atividades de formação prática. No curso de jardinagem, as aulas práticas foram realizadas junto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, em locais como o Orquidário Municipal, Viveiro do Cabuçu, Bosque Maia e praças da cidade. Já os formandos de pequenos reparos domésticos tiveram aulas nas secretarias de Obras, Serviços Públicos e Transportes e Mobilidade Urbana.  Como benefício, os participantes têm direito a bolsa-auxílio, vale-alimentação, vale-transporte e seguro de vida.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira/PMG