Prefeitura forma mais 270 pessoas em cursos de qualificação profissional

Sexta, 09 de Agosto de 2019 - 18:35

A Prefeitura de Guarulhos realizou na tarde desta sexta-feira (9) a formatura de cerca de 270 pessoas nos cursos do Centro de Treinamento de Mão de Obra (CTMO), que oferece qualificação profissional gratuita para pessoas de 16 a 61 anos por meio da Secretaria do Trabalho.

A cerimônia aconteceu no Salão de Artes do Adamastor Centro e contou com a presença da secretária Telma Cardia, do secretário-adjunto José Carlos Santos Oliveira, da coordenadora do CTMO Cristina Favero e dos professores do projeto que, além de comemorarem com os alunos mais esta vitória, realizaram a entrega dos certificados.

A secretária aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância da qualificação profissional e lembrar que esta é uma das principais metas do governo. "O que vocês estão recebendo aqui é apenas o retorno dos impostos que pagam. É essa a nossa obrigação, devolver toda a contribuição em serviços para que vocês possam construir um futuro melhor. Eu fico muito orgulhosa de ver a animação de vocês em concluir esta etapa da vida.Saibam que a Prefeitura está aqui para auxiliar vocês daqui pra frente, seja para conseguir um emprego ou crédito para abrir o seu próprio negócio", declarou.

Formanda em colorista industrial, Karina Lima, de 20 anos, aproveitou muito o ensinamento passado pelo professor. "O curso é muito bom, foi muito produtivo. Abre muitas portas para você. É possível trabalhar em casa ou procurar vagas em uma empresa. Tenho amigos de classe que já pensam até em abrir a própria empresa", afirmou.

Ensinamentos expostos

Durante a cerimônia foi exposta a maquete de uma casa, de 250m², feita em escala reduzida e construída pelos alunos do curso de telhadista, turma do professor Gilmar Gonçalves. De acordo com ele, 12 alunos participaram da montagem da pequena residência, além de todo o processo de cálculos e quantificação de materiais utilizando trigonometria, cálculo de área e volume, entre outros. "Foi uma parte muito bacana da aula, ver o empenho dos alunos até os últimos momentos. Eles se desenvolveram muito em sala de aula e eu sinto que absorveram todo o conhecimento que eu passei", disse.

Fotos: Sidnei Barros/PMG