Prefeitura garante atendimento aos alunos com deficiência auditiva

Segunda, 03 de Abril de 2017 - 16:54

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em encontro com pais e responsáveis de alunos com deficiência auditiva da Rede Municipal de Ensino, na quinta-feira (30), apresentou o novo encaminhamento para o atendimento educacional especializado em Libras.

A partir de agora, os polos do novo projeto acontecerão nas Escolas da Prefeitura Crispiniano Soares, Edson Nunes Malecka e Sophia Fantazzini Cecchinato, que contarão com professores especializados da Prefeitura.

Para o secretário da Secel, Alexandre Zeitune, estas medidas são necessárias para garantir a continuidade do programa. “Além de gerar uma economia para a cidade, o projeto propõe um atendimento especializado para todos os alunos da rede com deficiência auditiva. Os nossos alunos contarão com professores da Prefeitura especializados em educação especial, com habilitação em libras para esse atendimento pedagógico diário”.

Segundo a gerente técnica de Políticas para Diversidade e Inclusão, Adalgisa Apolônio Sousa Costa, a proposta visa garantir uma educação inclusiva de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos das escolas da Prefeitura.

“A alfabetização bilíngue é de suma importância para o desenvolvimento, socialização e autonomia dos alunos com deficiência auditiva. Por isso, estamos realizando esses encontros com os pais e familiares a fim de esclarecer e orientar sobre a nova proposta”, esclarece.

Adalgisa observa ainda que a proposta oferecerá acompanhamento pedagógico para os pais, bem como transporte gratuito para o deslocamento desses alunos, caso necessário.

Durante o encontro com os pais foram discutidos também temas importantes relacionados ao ensino de Libras e sobre a rescisão de convênio da antiga gestão, que foi firmado no valor de R$ 4 milhões de reais e atendia somente 38 crianças em toda a cidade.

Foto: Maurício Burim / Secel - Arquivo