Prefeitura instala barreiras para impedir invasões no Parque do Itaberaba

Quinta, 25 de Junho de 2020 - 16:15

Nesta quinta-feira (25) uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos instalou barreiras físicas em estradas clandestinas de acesso ao Parque do Itaberaba, no Jardim Bananal. As barreiras foram colocadas para inibir novas invasões no local, que compõe uma unidade de conservação integral do meio ambiente. A operação contou com o apoio da GCM Ambiental e da Proguaru.

No último dia 18, a Sema, em parceria com a Fundação Florestal do Estado de São Paulo, já havia vistoriado a região, que tem sofrido com desmatamentos e abertura de acessos clandestinos para loteamento irregular do solo. Na ocasião, informações obtidas sobre os supostos responsáveis pelos crimes ambientais foram encaminhadas à Polícia Civil.

A Prefeitura reitera que não existe loteamento autorizado na região e orienta a não aquisição de terrenos, uma vez que, mesmo que tenha havido boa-fé, compradores de lotes em áreas de preservação ambiental também incorrem em crime sujeito às penas previstas em lei.

Parque Estadual do Itaberaba

O Parque Estadual do Itaberaba fica entre os municípios de Guarulhos, Arujá, Nazaré Paulista e Santa Isabel. Criado em 2010, representa importante área de conectividade na extensão norte/noroeste da Serra da Cantareira com a Serra da Mantiqueira. Apresenta alta diversidade biológica e fauna variada, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

Imagens: Divulgação/PMG