Prefeitura lança programa para incentivar uso de máscaras caseiras

Quinta, 02 de Abril de 2020 - 19:37

A Prefeitura de Guarulhos lançou nesta quinta-feira (2) o Programa Máscaras Pela Vida, que tem como objetivo disseminar o uso de máscaras caseiras por todos aqueles que precisem, em algum momento, sair às ruas. Em paralelo, a Secretaria de Assistência Social junto ao Fundo Municipal de Solidariedade inicia uma campanha para arrecadar tecidos para a confecção de máscaras que serão distribuídas gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade e para comunidades carentes. A ação, tomada como mais uma das medidas para conter a disseminação do coronavírus na cidade, inicia as entregas na próxima semana. 

Além de pregar o isolamento social, o programa quer garantir maior proteção aos moradores que precisam, em algum momento do dia, deixar suas casas para realizar atividades essenciais.  “Sabemos que a melhor forma de combater a proliferação rápida do coronavírus é por meio do isolamento social. O uso de máscaras serve como uma proteção a mais para quem precisa sair e ter contato com outras pessoas. Mas insistimos: fique em casa”, explica o prefeito Guti.  

Como há desabastecimento dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) no comércio em geral, a máscara de tecido acaba sendo um importante aliado no combate ao coronavírus, já que pode ser lavada e utilizada novamente. Além da máscara, é imprescindível seguir as orientações para higienizar frequentemente as mãos, evitar colocá-las nos olhos e boca, além do isolamento social.  

A campanha da Prefeitura incentiva os moradores a usarem parte do tempo ocioso dentro de suas casas para confecção de máscaras com qualquer tipo de tecido para uso próprio e até para doação para vizinhos e parentes. “Pode ser um ótimo exercício de solidariedade e cidadania. Temos notícias de donas de casa que têm máquinas de costura que estão se propondo a costurar as máscaras e oferecê-las para doação. São iniciativas como essa que nos ajudarão a vencer essa guerra”, declarou Guti.  

Empresas ou pessoas que quiserem auxiliar na campanha e realizar doações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social pelo número 
(11) 99918-9310 e fazer doações de tecidos ou mesmo de máscaras prontas. Todo o material arrecadado será distribuído para pessoas e comunidades que mais precisam.