Prefeitura orienta que população utilize serviços online da Rede Fácil

Terça, 17 de Março de 2020 - 15:00

Para evitar aglomerações, seguindo a orientação do Ministério da Saúde diante do número crescente de casos do no coronavírus em todo o país, a Prefeitura de Guarulhos orienta que a população que necessita realizar algum tipo de solicitação na Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão procure por esses serviços de forma online, já que uma grande gama de opções é disponibilizada, como emissão de guias de tributos municipais e certidões.

Para acessar o site é preciso primeiro entrar no portal da Prefeitura, em guarulhos.sp.gov.br, e clicar na aba Serviços, onde aparece a opção Portal do Fácil e diversas outras. Ao entrar no portal é possível procurar por qualquer serviço no campo de busca. É importante lembrar que, para utilizar os serviços do Portal do Fácil, deve-se utilizar o navegador Google Chrome e desabilitar os pop-ups.

A seguir iremos explicar o passo a passo para os serviços mais solicitados.

Certidão de uso de solo online

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Certidão de uso de solo. É necessário realizar um cadastro, com login e senha, depois clicar no ícone certidão de uso do solo e em seguida em uso do solo. O portal irá solicitar que você preencha um formulário para gerar a taxa e acompanhar pelo próprio sistema a emissão da certidão.

Segunda via de IPTU, atualização de parcelas em atraso do IPTU do exercício vigente, segunda via de parcelas de acordos vigentes e atualização de parcelas vencidas de acordos vigentes

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em IPTU, onde você deverá optar pela opção Via do IPTU e digitar o número da inscrição cadastral. O portal lhe dará opções; basta escolher a que você estava buscando e imprimir.

Segunda via de ISS e taxas

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Via de Tributos Online e Segunda Via de Tributos. Então você deve selecionar o tipo de inscrição e digitar o número da inscrição cadastral. Selecione parcela ou recibo e imprima.

Imposto sobre a transmissão de bens imóveis (ITBI)

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em ITBI Online e preencher os campos indicados com base no documento da transação e emitir. Caso haja dúvidas, acessar o Manual Básico do ITBI, também disponível no site.

Certidão de valor venal (apenas do exercício corrente)

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões e Certidão de Valor Venal. Em seguida é necessário digitar o número da inscrição cadastral e selecionar Certidão de Valor Venal Terreno ou Prédio e, em seguida, emitir.

Certidão de cadastramento imobiliário (somente imóvel com uma testada)

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões e selecionar Certidão de Cadastramento Imobiliário. Digitar o número da inscrição cadastral imobiliária e imprimir.

Certidão de inscrição mobiliária

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Certidões, selecionar Certidão de Inscrição e digitar o número da inscrição.

Boleto online para pagamento à vista de ISSQN construção civil por m²

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, buscar por Boleto Online para Pagamento à Vista de ISSQN Construção Civil por m², entrar em Cálculo do ISSQN Construção Civil m² Espontâneo e selecionar Cálculo do Imposto pela Área da Obra em Metros Quadrados. Preencher os dados solicitados, principalmente os campos de preenchimento obrigatório, e clicar em calcular e emitir.

Pagamento à vista de débitos inscritos em dívida ativa

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Pagamento à Vista de Débitos Inscritos em Dívida Ativa, selecionar o tipo de inscrição e digitar o número da inscrição/cadastro. Selecionar o recibo que deseja efetuar o pagamento e clicar em emitir.

Emissão de demonstrativo de débitos

Entrar no portal guarulhos.sp.gov.br e clicar na aba Serviços e em seguida em Serviços para Cidadão e Empresas, Segunda Via de Tributos Online, Extrato de Débitos, digitar o número da inscrição cadastral e imprimir.

 

Atendimento ao Microempreendedor

A partir desta quarta-feira (18), todo o atendimento para microempreendedores no Fácil Bom Clima está suspenso temporariamente. O serviço será transferido para a Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI), localizada na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo, onde o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.