Prefeitura planta árvores nativas da Mata Atlântica em parceria com empresa

Quinta, 28 de Novembro de 2019 - 10:43

Na manhã de quarta-feira (27) a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Guarulhos, em parceria com a empresa Cummins do Brasil, realizou o plantio de 95 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica regional na avenida Carlos de Campos, Parque Renato Maia. A ação foi mais uma etapa do Programa Ilhas Verdes (PIV), que objetiva combater as ilhas de calor do município.

Cerca de 30 voluntários da Cummins participaram da ação, após receberem orientações dos técnicos da Sema sobre plantio e importância da arborização urbana na qualidade de vida. As espécies escolhidas para o local foram ipê, aroeira, monguba, ingá, eritrina, cabeludinha, jatobá e gabiroba.

PIV

O Programa Ilhas Verdes (PIV) foi instituído em 2009 para nortear a política ambiental de conservação e implantação de áreas verdes na cidade, visando a combater as ilhas de calor identificadas através de satélite termal em parceria com a Universidade Guarulhos (UNG).

As ilhas de calor no município localizam-se no eixo entre os bairros Cocaia, Bonsucesso e Pimentas, onde foi identificado um aumento de temperatura ambiente nos últimos anos.

Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Meio Ambiente já realizou o plantio de mais de 28 mil árvores nativas da Mata Atlântica regional em diversos locais da cidade.

Imagens: Divulgação/Sema