Prefeitura promove ação para prevenir escorpiões no Parque Continental

Quarta, 27 de Novembro de 2019 - 17:35

Uma força-tarefa para prevenir o surgimento de escorpiões em áreas urbanas teve início nesta quarta (27), no Parque Continental, em Guarulhos. O prefeito Guti acompanhou o trabalho das seis instâncias do governo municipal envolvidas na ação – Defesa Civil, Proguaru e secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – e delegou algumas intervenções imediatas.

Ainda nesta quarta-feira, uma equipe noturna da Secretaria de Meio Ambiente ficou responsável pelo corte de mato e limpeza no canteiro central da Avenida C descendo sentido até o mirante da região. Já a Proguaru, no primeiro horário desta quinta-feira (28), fará a roçagem da área pública em frente ao PEV (Posto de Entrega Voluntária), além de ações de zeladoria com capinação, varrição, pintura e remoção de lixo.

Durante todo o percurso visitado na manhã desta quarta-feira, os agentes da Saúde e da Defesa Civil realizaram ação educativa com os moradores da região, que foram abordados nas ruas e nas residências. Divididos em quatro equipes, os representantes das seis áreas do governo envolvidas na força-tarefa percorreram as via públicas do bairro onde já houve notificações de aparecimento de escorpiões, entre elas as ruas Ibipitanga, Cento e Cinco, Luís Antônio Esperândio, Vista Alegre, Sessenta e Sete, Benedicta de Almeida Franco, Valdomiro Laurentino Pessoa, bem como as avenidas H e Alexandre Grandisioli.

A Secretaria de Meio Ambiente trabalhará para ampliar o programa Adote uma Área Verde na região, bem como fará intervenções nos locais para garantir a manutenção adequada. Por conta do descarte irregular de resíduos observado durante a vistoria, fator que atrai escorpiões e outros tipos de pragas, a Secretaria de Serviços Públicos, por meio dos setores de Educação Ambiental e Mobilização Social, fará uma intervenção na comunidade, a fim de conscientizar e sensibilizar os moradores sobre a importância da limpeza e preservação da área para combater o problema.

Com o auxílio da Kombi Lixo Zero, caixa de som e microfone e vinhetas, os profissionais desta secretaria convidarão a comunidade para uma roda de conversa. Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizará o mapeamento dos terrenos e os proprietários que já foram fiscalizados e não atenderam às notificações serão multados, sendo que os demais, em desconformidade com o Código de Posturas, serão notificados.

“Estamos começando uma força-tarefa muito grande de controle e proliferação de escorpiões e outras pragas no Parque Continental, que é um dos pontos de atenção da cidade. Mas não adianta fazer um enorme trabalho de manutenção e limpeza se a população não contribuir. Importante lembrar que nesta região tem um PEV, onde a população pode descartar resto de obras, material de construção, mas não pode colocar no meio da calçada ou na rua, porque isso vai trazer problema”, destacou o prefeito.

Durante a inspeção, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion, destacou que o trabalho conjunto para manutenção e limpeza do bairro também ajudará a combater os roedores, que transmitem a leptospirose, bem como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya , zika vírus e febre amarela. “Por isso pedimos a colaboração da população para não jogar lixo e entulho na rua, porque isso atrai baratas e o escorpião é o predador natural deste animal”, explicou, observando que essa prática também contribui para a proliferação de outras pragas.

Imagens - Márcio Lino/PMG