Prefeitura promove palestra sobre meio ambiente e aquecimento global

Sexta, 14 de Junho de 2019 - 14:46

O auditório da Secretaria de Justiça abriu suas portas na tarde da última quinta-feira (13) para a palestra “A Importância do Desenvolvimento: Desconstruindo Mitos Ambientais”, com o biólogo Fábio Vieira, conhecido como Babi. Foram abordadas questões ambientais, com foco no desenvolvimento urbano, seus impactos, soluções e problemas, com dados e enfoques mundial, nacional e local.

O encontro tratou ainda de temas como ética e racismo ambiental, ambos ligados diretamente à desigualdade social. Exemplo disso são pesquisas que mostram que locais que abrigam negros e pobres são mais degradados, pois não contam com os mesmo recursos do Poder Público. Tratou também da diferença entre natureza e meio ambiente, bem como da necessidade de equilíbrio entre a natureza e as áreas de política, ciência, comércio, agricultura, pecuária e o próprio meio ambiente.

Na oportunidade, Babi falou também sobre crise climática, aquecimento global e suas consequências, como aquecimento dos oceanos e degelo que causam mudanças, inclusive, na gravidade do planeta, aumentando a frequência de desastres naturais, como vulcões, terremotos e tsunamis. Dados de 2016 indicam que mais de 24 milhões de pessoas tiveram que se deslocar devido a desastres naturais.

O secretário-adjunto da Secretaria de Justiça, Oswaldo Choli, abriu o encontro e falou sobre a experiência do palestrante. “A vasta experiência não é só da sua formação acadêmica como biólogo, mas na condição de servidor público com mais de 40 anos de trabalho. O Babi foi secretário de Meio Ambiente; diretor de Licenciamento, Fiscalização e Educação Ambiental; diretor de Parques e Jardins; e o criador do Ilhas Verdes, programa reconhecido pela Unesco como pioneiro em políticas públicas de combate ao aquecimento global”, ressaltou Choli.

A palestra tratou ainda da ocupação urbana e da falta de saneamento básico; da produção de lixo; do esgoto despejado em rios e córregos; do desmatamento; da utilização de agrotóxicos na produção de alimentos; das ilhas de calor, e, por fim, do combate a esses problemas.

Fotos: Sidnei Barros/PMG