Prefeitura realiza terceira turma de cálculo para deficientes visuais

Sexta, 12 de Janeiro de 2018 - 15:46

Entre 25 de janeiro e 16 de fevereiro, a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos da Prefeitura de Guarulhos, receberá inscrições de pessoas com deficiência visual, professores da rede púbica ou privada, estudantes, servidores públicos e demais interessados em aprender a fazer cálculos matemáticos por meio do instrumento Soroban. As inscrições deverão ser feitas pelo telefone 2414 - 3685.

O curso começa no dia 21 de fevereiro e termina em meados de maio, das 8h30 às 11h30, na sede da Subsecretaria, que fica na Rua Alberto Hinoto Bento, 49 – Macedo. Serão um total de 60 horas, sendo 36 delas presenciais. O participante deverá ter um Soroban para fazer as aulas presenciais e as atividades extra classe. O conteúdo prevê cálculos matemáticos, como as quatro operações, potenciação, raiz quadrada, fatoração, MDC e MMC, números decimais, frações e mistos.

O curso será ministrado pela educadora Vanessa Carrilho Lanzarotto, que é pedagoga e especialista em Escolarização e Diversidade pela Universidade de São Paulo (USP) e também em Deficiência Visual pelo Instituto Benjamim Constant.

Soroban

O Soroban é um instrumento que foi desenvolvido no Japão há mais de 2.500 anos e conquistou adeptos em vários países. Foi adaptado para deficientes visuais pelo professor português e especialista em deficiência visual, Joaquim Lima de Moraes.

Segundo portaria do MEC 1.010/2006, considera-se que o Soroban é um contador mecânico adaptado para uso de pessoas com deficiência visual. A manipulação depende exclusivamente do raciocínio. É permitido o uso do instrumento por deficientes visuais em concursos públicos ou qualquer exame que seja necessária a execução de cálculos matemáticos.