Prefeitura segue em força-tarefa para reduzir impactos da chuva

Terça, 11 de Fevereiro de 2020 - 16:00

A Prefeitura de Guarulhos está empenhada em uma força-tarefa para minimizar as consequências das chuvas desta segunda-feira (10), que chegaram a marcar 142,4 milímetros. Os temporais deste mês já ultrapassaram em 67% a média histórica para o mês de fevereiro. Diante da situação, o prefeito Guti decretou nesta terça-feira (11) estado de emergência, o que permite ao município buscar junto ao governo federal recursos extraordinários, bem como adotar medidas preventivas e mitigadoras da situação de risco, imprescindíveis para a garantia da segurança, da saúde pública e do interesse social local.

As equipes da Prefeitura estão espalhadas pela cidade com diversas ações. No Jardim São João elas estão mobilizadas em vistorias em locais críticos, acompanhamento da limpeza das travessias e executando a limpeza das ruas que estão cheias de lamas e resíduos no Jardim São João. De maneira coordenada, na região do Bonsucesso, estão percorrendo as travessias para desobstrução na avenida Florestan Fernandes, estrada Albino Martelo, estrada Acácio Antônio Batista, rua Lucas Pereira de Oliveira, entre outros locais. No Haroldo Veloso a limpeza está concentrada na avenida Camacan Delfinópolis. Já o anel viário recebe ações para desobstrução na região da Vila Galvão.

A Prefeitura de Guarulhos, integrando diversos setores, tem intensificado ações que contribuam na recuperação de áreas atingidas em decorrência das fortes chuvas, bem como no restabelecimento da normalidade. As ações incluem limpeza de travessias do córrego Água Chata (altura do bairro Nova Cidade), reconstrução de poço de visita de águas pluviais na rua Charles Miars Cooper com a rua Cotas A. Norueba e o desentupimento de galeria de águas pluviais na rua Muruto, Jardim Silvestre.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com o apoio de vários setores da Prefeitura, atendeu, desde as primeiras horas da segunda-feira, as seguintes ocorrências:

- 350 pessoas desalojadas;

- 45 pessoas desabrigadas;

- 42 deslizamentos de terra;

- 15 alagamentos;

- 3 desabamentos de barracos e moradias

- 4 riscos de desabamento em moradia;

- 10 quedas de muro;

- 37 ocorrências envolvendo quedas de árvores;

- 1 rompimento de galeria de águas pluviais;

- 1 obstrução no córrego;

- 1 destelhamento em residência;

- 2 desabamentos de talude;

- 1 rachadura em via pública;

- 1 acidente com torre de distribuição.

O Fundo Municipal de Solidariedade de Guarulhos conta com as doações e a colaboração de todos que puderem ajudar. Os donativos podem ser entregues no Paço Municipal (entrada pela avenida João Bernardo Medeiros, altura do número 255, Jardim Bom Clima), no Fundo Social de Solidariedade (alameda Tutoia, 534, Gopoúva) e na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (avenida Guarulhos, 2.200, Vila Augusta).

Ações da Proguaru pós-temporal

Centro Operacional São João
O C.O. São João está aguardando a estiagem no tempo para executar:

Lavagem do viário (caminhão-pipa): avenida Guapé, avenida Camacam e avenida Delfinópolis (Cidade Seródio)

Centro Operacional Pimentas

Limpeza de travessia de córregos: córrego Mediterrâneo, córrego Nova Cidade e a travessia localizada na rua Dona Néra (Jardim Mediterrâneo)

Centro Operacional Região Central

Limpeza manual: avenida Antônio de Souza com a rua José Triglia

Lavagem do viário (caminhão-pipa): rua Prefeito Antônio da Costa Santos

Limpeza de travessia de córrego: córrego dos Cubas (Residencial Mazzei)

Centro Operacional Cabuçu

Liberação de viário (deslizamento de terra): avenida Palmira Rossi, estrada David Corrêa e estrada dos Veigas (próximo às obras do Rodoanel)

Centro Operacional Aeroporto

Lavagem de viário (caminhão-pipa): rua Beira Rio (Jardim Centenário) e rua Alto do Rio Doce (Vila do Sapo).

Limpeza de vala de drenagem na rua Alto do Rio de Doce

Limpeza de travessia: córregos Cocho Velho e Baquirivu Mirim

Na região da Vila do Sapo, equipes estão removendo móveis que foram perdidos por causa das enchentes.

Centro Operacional Taboão

Limpeza de travessias de córregos: córrego do Taboão (Jardim São Domingos)
Limpeza de vala de drenagem localizada na rua Armazém (Jardim Santa Emília)

Limpeza de vala mecânica na viela das Flores (Jardim São Domingos)

Limpeza de viário: Terminal Taboão e rua Joaquina de Jesus.

Centro Operacional Cumbica

Lavagem de viário (caminhão-pipa) e desobstrução de boca de lobo (caminhão hidrojato): rua Carapó (Jardim Santo Afonso)

Limpeza de travessia de córrego: córrego dos Pedrinhas

Lavação por meio de caminhão-pipa e hidrojato no mesmo endereço