Preservação do meio ambiente é tema de exposição em escola municipal

Sexta, 29 de Novembro de 2019 - 16:26

A EPG Professora Deucelia Adegas Pera, localizada no Recreio São Jorge,realizou no início do mês de novembro a exposição Meio Ambiente: Atitudes Sustentáveis, como resultado dos estudos que os alunos realizaram ao longo do ano, norteados pelos objetivos da proposta curricular do município, dos eixos Natureza e Sociedade.

O trabalho teve como tema norteador a região do Cabuçu, seus recursos naturais, meios de degradação e as estratégias para preservar o ambiente construindo atitudes sustentáveis. As professoras da unidade escolar utilizaram diferentes metodologias na construção dos saberes, nas quais incentivaram os alunos a ler, pesquisar, assistir a vídeo se trabalhar em grupo e individualmente.

Para a professora Célia Regina da Silva, a exposição foi um momento importante para conhecer e valorizar a história e a diversidade da região do Cabuçu. “Este estudo possibilitou muitas reflexões acerca da identidade das crianças. Estudar o bairro onde mora e valorizar todas suas potencialidades são ações que contribuem para a construção positiva da imagem que cada um tem de si, além de favorecer o desenvolvimento e o fortalecimento da criticidade das crianças diante dos problemas do meio ambiente”, pontuou.

A aldeia indígena Tekoa Ywy Ra’y’’, a ONG Chico Mendes e a UBS Recreio São Jorge, parceiros do bairro que constroem junto com a unidade escolar a identidade da comunidade, também participaram do evento,compartilhando um pouco dos seus respectivos trabalhos.

De acordo com a diretora, Emídia Carvalho de Vasconcellos, a escola está inserida em uma região onde há mananciais e reserva florestal. “Trazer a consciência de preservação e sustentabilidade foi extremamente importante para a vida dos alunos e da comunidade local”, destacou.