Procon Guarulhos cria Central de Reclamação para Idosos e reforça avanços da área

Sexta, 13 de Março de 2020 - 15:28

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Guarulhos, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (15 de março), criou nesta sexta-feira (13) a Central de Reclamação para Idosos. Dessa forma, o atendimento à pessoa idosa será prioritário pelo Disque Denúncia 151 e pelo whatsapp (11) 9.9656-9677 e agilizado pelos técnicos do órgão. Criado há 28 anos, o Procon aproveita a data também para divulgar os principais avanços do setor.

A criação da Central de Reclamação para Idosos visa facilitar a vida da pessoa idosa, evitando-se assim o deslocamentos até o  órgão e  gastos com extração de cópias. Para abertura da reclamação na central, o idoso deverá contatar o telefone do Procon 151, formalizando a reclamação.

Para a coordenadora do órgão, Vera Gomes, a criação da Central de Reclamação para Idosos será um facilitador para esse público, que muitas vezes é alvo de golpes. “Os idosos são alvos de inúmeros golpes como empréstimos consignados, troca de cartão, bilhetes premiados, entre outros. Diariamente o Procon Guarulhos recebe um grande número de reclamações de pessoas idosas vítima dos maus fornecedores e de estelionatários”, salienta.

Desde a criação do órgão, em 1992, além do atendimento tradicional de abertura de reclamações, foram criados diferentes serviços para o consumidor, como a plataforma Procon Digital em procon.guarulhos.sp.gov.br, na qual as reclamações são formalizadas online, a carta de informação preliminar (CIP) eletrônica, que encaminha a reclamação eletrônica diretamente ao fornecedor com o objetivo de evitar custo ao consumidor e dar maior agilidade na solução da reclamação, e o bloqueio de telemarketing, através do qual titulares de linha telefônica que não desejam receber ligações de telemarketing de qualquer segmento podem cadastrar os respectivos números e, assim, evitar contatos inoportunos.

O Procon implantou ainda o serviço de Desbloqueio de Senha para Nota Fiscal Paulista nas unidades do órgão, o Disque-Denúncia 151, que é um canal utilizado para orientação de consumo e formalização de denúncias, e o Procon Itinerante, através do qual técnicos do órgão percorrem diversos pontos da cidade prestando serviço de orientação ao consumidor e recebimento de denúncias.

Atendimentos

Em 2019 o Procon Guarulhos contabilizou 110.287 atendimentos aos consumidores, sendo 82.123 orientações, 10.857 atendimentos pelo Disque-Denúncia, 12.231 aberturas de reclamação e 5.076 audiências de conciliação.

Serviço

No caso de dúvidas ou denúncias o consumidor pode contatar o Procon por meio do Disque-Denúncia 151, pelo whatsapp (11) 99656-9677 ou através de atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h,  nos seguintes endereços:

Procon Central: rua Sete de Setembro, 164, Centro. Telefone: 2468-0008 / Disque-Denúncia 151.

Procon São João: rua Mesquita, 161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: estrada do Capão Bonito, 53, Conjunto Marcos Freire (prédio do CIC). Telefone: 2484-1070.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG