Procon Guarulhos orienta consumidores sobre compras no Dia dos Namorados

Sexta, 07 de Junho de 2019 - 19:05

Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado na próxima quarta-feira, dia 12, o Procon Guarulhos apresenta algumas dicas aos consumidores que vão adquirir produtos ou serviços, evitando assim surpresas desagradáveis.

As dicas de restaurantes e baladas, por exemplo, incluem informações sobre a cobrança de consumação, taxa de gorjeta e couvert artístico, quando podem cobrar e quando é uma opção do consumidor pagar. Restaurantes e baladas não podem cobrar pela perda da comanda.

No caso de roupas e vestuários, o lojista é obrigado a reparar o dano do produto ou efetuar a troca sempre que o produto estiver com defeito.

Para cestas de café da manhã, a orientação é sempre pesquisar as empresas que fornecem o produto, afinal os alimentos têm que ser de qualidade e estar dentro do prazo de validade. É necessário verificar se há possibilidade de inserir novos produtos como pelúcia, cartões e bebidas. Tudo por escrito, com horário e data de entrega.

Com relação a pacotes de viagens, o consumidor deve ficar atento às ofertas quanto à hospedagem, café da manhã, passeios oferecidos, ou seja, o que o pacote oferece. Os hotéis são responsáveis por furtos e roubos que aconteçam dentro do seu espaço. Muita atenção às informações prestadas, pois devem ser claras e precisas quando à diária, pernoite, preço e acomodação.

Na compra de flores realize pesquisas de preço, uma vez que alguns fornecedores aproveitam a data para superfaturar os produtos. Observe bem o que foi pedido e questione quem recebeu o presente para saber se está tudo em conformidade com o pedido. Exija sempre nota fiscal.

No cinema, o consumidor não poderá ser proibido de levar pipoca, bebida, salgadinho ou chocolate, sempre que o estabelecimento em questão  venda produtos alimentícios.

Em caso de dúvida ou denúncia, o consumidor deverá contatar o Procon. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, nos seguintes endereços:

Procon Central: Rua Sete de Setembro nº 164, Centro. Telefone: 2468-0008.

Procon São João: Rua Mesquita nº161, Jardim São João. Telefone: 2408-4315.

Procon Pimentas: Estrada Capão Bonito nº 53, Conjunto Marcos Freire, Prédio do CIC. Telefone: 2484-1070.